Criptorquidismo em equinos: o que caracteriza essa patologia?

Afecção testicular comum em equinos, o criptorquidismo caracteriza-se na falha da deiscência testicular, ou seja, na não descida de um ou dos dois testículos para a bolsa escrotal

Criptorquidismo em equinos: o que caracteriza essa patologia?

O criptorquidismo consiste na falha da deiscência testicular. Acredita-se que essa seja uma condição hereditária. A alteração pode ocorrer de forma uni ou bilateral. Contudo, os casos mais comuns são unilaterais.

A descida dos testículos de equinos para o escroto ocorre até os dois anos de idade. “Por isso, alguns animais jovens podem não apresentar o testículo na posição esperada, sem que isso signifique algum tipo de distúrbio”, explica Bruna W. de Freitas, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre e Doutora em Medicina Veterinária.

Animais criptorquidas apresentam o testículo afetado localizado na região inguinal ou na cavidade abdominal. O testículo afetado pela criptorquidia possui uma tendência para desenvolver neoplasias devido às condições adversas às quais a gônada está sujeita. Esse quadro indica a necessidade de intervenção cirúrgica.

A etiologia do criptorquidismo ainda não está totalmente esclarecida, mas acredita-se que fatores hormonais relacionados à testosterona sejam os responsáveis pelas alterações anatômicas ocorridas em pacientes acometidos pela doença. Isso significa que pode ocorrer o encurtamento, regressão ou falhas no desenvolvimento das seguintes estruturas:

• Cordão espermático.
• Ducto deferente.
• Músculo cremaster.
• Canal inguinal.
• Gubernáculo.

O gubernáculo é a estrutura embrionária que serve de guia para a passagem dos testículos em direção ao escroto através do anel inguinal.

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente e exame clínico associado a exames complementares. Quando o veterinário não identificar a presença da gônada nos escrotos por meio da palpação, deve proceder à palpação inguinal seguida da palpação transretal a fim de localizar o testículo criptorquídico.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Reprodução Equina do VET Profissional, com os professores: Prof.ª Dr.ª Maria Gazzinelli Neves, Mestre e Doutora em Zootecnia, Reprodução Animal, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), especialista em equinos; Prof. Dr. Márcio Menezes, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em foliculogênese e endocrinologia do estral, análises hormonais, criopreservação de sêmen, inseminação artificial e transferência de embriões equinos; Prof.ª Dr.ª Bruna de Freitas, Mestre e Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em fisiopatologia da reprodução animal, ginecologia e andrologia animal e biotécnicas aplicadas à reprodução animal. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.