Cuidados pré-natal para cães e gatos

Cuidados pré-natal para cães e gatos

O pré-natal é o momento em que todos os cuidados devem ser tomados para que a fêmea tenha uma gestação segura, e para que o feto se desenvolva de maneira saudável. Para isso, deve-se atentar para os aspectos que mostraremos a seguir.

Em relação aos cuidados pré-natal, o primeiro passo é a escolha dos reprodutores, tanto do macho como da fêmea, atentando-se para a presença de doenças congênitas, das quais é importante que esses animais estejam livres”, explica Gustavo Carvalho Cobucci, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos.

O segundo passo é o exame físico da cadela reprodutora no pró-estro, avaliando a idade, ossos pélvicos, toque vaginal buscando anormalidades, e sorologia, principalmente para Brucelose.

A cadela deve estar protegida (vacinada) contra diversas doenças, como a parvovirose e a cinomose. A parvovirose e a cinomose são doenças extremamente graves que podem levar o neonato a óbito. Assim sendo, é importante que a fêmea tenha altos títulos de anticorpos para que esses sejam passados, através do colostro, para o filhote.

A presença de problemas de ordem hepática ou renal inviabiliza que a fêmea seja colocada para reprodução. Por isso é de grande importância que exames sejam feitos antes que ocorra a reprodução.

A realização de sorologia tanto para FIV como para FeLV e Leishmaniose também são indispensáveis, pois essas doenças podem ser transmitidas pela mãe ao filhote.

É contraindicada a suplementação da fêmea gestante com cálcio, pois prejudica a liberação do paratormônio quando ela precisar mobilizar o cálcio do sangue para o leite.

Existe a contaminação por Toxocara canis e por Ancyliostoma caninum tanto transplacentária quanto transmamária, logo, é importante que as fêmeas em gestação, e os filhotes após o nascimento, sejam vermifugados.

O controle de ectoparasitos deve ser feito, porém, o veterinário deve, antes de prescrever, verificar se o produto é indicado para gestantes.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Clínica Médica de Cães e Gatos do VET Profissional, com o Prof. M.e Gustavo Carvalho Cobucci, Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos pela Universidade Federal de Viçosa e com o Prof. Dr. Rodrigo Horta, Mestre pela UFMG em Avaliação da Nocicepção, complicações pós-operatórias e impacto na qualidade de vida em técnicas de mastectomia na espécie canina. Doutorado sanduíche pela UFMG e na University of Cambridge, Inglaterra, em Propostas terapêuticas para o mastocitoma canino. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!