Curiosidades sobre as penas das aves. Vamos conhecer?

As penas, além de cobrir o corpo das aves e proporcionar beleza ao animal, também possui funções específicas como proteção, manutenção de temperatura corporal, auxílio no voo, hidratação, entre outros

Curiosidades sobre as penas das aves. Vamos conhecer?

As penas parecem ser formadas por uma estrutura homogênea, contudo são compostas por várias partes ou porções específicas.

Letícia Bergo Coelho Ferreira, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestra em Morfofisiologia dos Animais Domésticos e Selvagens, relata as principais estruturas das penas:

- Cálamo: porção que permanece inserida na pele e que apresenta irrigação, enervação. O procedimento de arrancar as penas de uma ave é muito doloroso, sobretudo, quando se trata de animais de maior porte.
- Raque: porção que fica fora da pele e que sustenta a pena até a sua extremidade, formando uma linha central.
- Vexilo: contorno da pena.
- Barbas: estruturas pequenas que formam o vexilo. É possível separá-las ou soltá-las.
- Bárbulas: estruturas minúsculas, em formato de pequenos ganchos, que estão posicionadas entre as barbas. Oferecem resistência, unindo as barbas.

As aves saudáveis apresentam penas com aspecto limpo e penteado. O comportamento das aves de pentear as penas com o bico é feito em um único sentido: do cálamo em direção à ponta do raque. Esse movimento faz com que as barbas fiquem organizadas e unidas, conferindo estabilidade ao voo dos pássaros.

As penas apresentam morfologia distinta que está relacionada à função que exercem na dinâmica de voo. Sendo algumas penas mais relevantes para auxiliar a propulsão da ave ao decolar, outras auxiliares na manutenção da velocidade e sustento do peso do corpo durante o voo. Ainda há penas que auxiliam no pouso e na redução da velocidade.

Outra curiosidade sobre as penas, é que a perda de algumas penas da asa de uma ave não a impede de voar, contudo, a aerodinâmica do voo ficará prejudicada. No caso de espécies caçadoras e aves de rapina como o falcão e a coruja, a perda de uma pena, duas ou até três pode ter um prejuízo muito grande para captura da caça no forrageamento.

É muito importante atentar para a saúde das penas de animais de vida livre que são levados para viver em cativeiro. No cativeiro é comum a prática de contenção do voo de aves caçadoras. Por isso, é necessário saber quais penas devem e podem ser removidas a fim de evitar que o animal sofra danos permanentes em sua capacidade de voar.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Clínica e Manejo de Animais Silvestres e Pets Exóticos do VET Profissional, com a Prof.ª M.ª Letícia Bergo Coelho Ferreira, Mestra em Morfofisiologia dos Animais Domésticos e Selvagens. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.