Debicagem: importante processo no manejo de galinhas poedeiras

Um processo importante no manejo das poedeiras é a debicagem, realizado para evitar desperdício de ração, canibalismo e agressividade entre os animais

Debicagem: importante processo no manejo de galinhas poedeiras   Artigos VetProfissional

Um processo importante no manejo das poedeiras é a debicagem, realizado para evitar desperdício de ração, canibalismo e agressividade entre os animais. Esse método, por se tratar de um corte feito no bico das aves, também tem sido muito questionado pelos ativistas do bem-estar animal, mas ainda é bastante utilizado nas granjas.

“A debicagem deve ser feita nos primeiros dias de vida da pintainha (até o 8o dia). Quando seu resultado não é satisfatório, deve ser refeita até a 2a semana de vida”, afirma Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e professor do VET Profissional, que é Doutor em Zootecnia e Mestre em Agroquímica.

O corte é realizado por meio de um aparelho que contém uma lâmina quente ou um aparelho de infravermelho, sempre manuseado por debicadores experientes. Existem debicagens leves, moderadas e severas, diferenciando apenas o local do corte:


- Leve: 2 mm da narina, remoção de 1/3 do bico superior e parte distal inferior.
- Moderada: 1⁄2 superior e 1/3 inferior.
- Severa: 2/3 superior e 1⁄2 inferior.

Medições para debicagem Artigos VetProfissional

Aprenda mais sobre esse assunto na área Aves Domésticas – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações