Demodiciose canina: você conhece esse tipo de dermatite parasitária que acomete os cães?

A Demodiciose é uma doença canina dermatológica causada por um ácaro. A infestação ocorre quando há um desequilíbrio entre o ácaro e o controle pelo sistema imunológico do animal

O que são dermatites? Dermatites são inflamações cutâneas que podem gerar vermelhidão, coceira, bolhas, odores ruins, entre outros, que incomodam muito o animal a ponto de provocar lesões mecânicas devido ao ato de coçar.

E o que é Demodiciose?

A Demodiciose é uma doença canina dermatológica que se apresenta de duas formas: generalizada e localizada”, explica Gustavo Carvalho Cobucci, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos.

A Demodiciose canina é uma doença causada por um ácaro que pode ser da espécie Demodex canis ou Demodex injai.

A infestação ocorre quando há um desequilíbrio entre o ácaro e o controle pelo sistema imunológico do animal, levando-o a apresentar os primeiros sinais clínicos. A doença acomete animais jovens e adultos: no primeiro, a causa pode estar relacionada a alterações genéticas; no segundo, a doença pode estar relacionada a fatores imunossupressivos, como doenças endócrinas, neoplasias e medicamentos corticoides.

A apresentação clínica dessa doença ocorre através de cinco ou mais lesões e comprometimento de duas ou mais regiões corporais, além de sinais comuns, como alopecia regional multifocal ou difusa, com eritema, descamação e pápulas. Pode haver hiperpigmentação, pústulas, erosões, crostas ou ulceras ecorrentes de piodermite superficial ou profunda.

Quando a doença está em um quadro mais grave, o animal pode apresentar sinais sistêmicos como febre, depressão, anorexia quando houver infecção bacteriana.

O diagnóstico tanto da demodiciose canina generalizada como da localizada é feito através da técnica de raspagem cutânea profunda, em que o material é analisado no microscópio para localizar o ácaro. Outra possibilidade é a técnica de fita de acetato ou histopatologia de fragmento de biópsia, em que é enviado fragmento de pele ao laboratório para análise.

A presença de um ácaro em animal com uma lesão já é resultado positivo, e o cão precisa de tratamento, logo, depois de constatada a demodiciose através da análise do material coletado, o animal precisa ser tratado. É importante que o material coletado seja analisado no mesmo dia, pois, como o mesmo fica em contato com o óleo na lâmina, o ácaro pode se desfazer, o que dificultará sua localização.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Clínica Médica de Cães e Gatos do VET Profissional, com o Prof. M.e Gustavo Carvalho Cobucci, Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos pela Universidade Federal de Viçosa e com o Prof. Dr. Rodrigo Horta, Mestre pela UFMG em Avaliação da Nocicepção, complicações pós-operatórias e impacto na qualidade de vida em técnicas de mastectomia na espécie canina. Doutorado sanduíche pela UFMG e na University of Cambridge, Inglaterra, em Propostas terapêuticas para o mastocitoma canino. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!