Dermatites fúngicas em cães e gatos: conheça a dermatofitose!

As dermatites fúngicas são as afecções de pele causadas por fungos, as quais são comuns na rotina de clínicas de pequenos animais

Dermatites fúngicas em cães e gatos: conheça a dermatofitose!

Muitas das dermatites fúngicas são zoonoses, isto é, podem ser transmitidas do animal para o homem e vice-versa, exigindo do veterinário cuidado redobrado no momento de examinar o animal e executar os procedimentos para exames clínicos.

A dermatofitose consiste em infecção das hastes dos pelos e estrato córneo, causada por fungos queratinofílicos (Microsporum, Trichophyton ou Epidermophyton)”, explica Gustavo Carvalho Cobucci, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos.

Trata-se de uma zoonose! Logo, ao atender animais com suspeita de dermatofitose, use a proteção devida!

Fatores como estresse, má nutrição, doenças debilitantes, comprometimento do sistema imune e principalmente idade jovem predispõem os animais a essa doença. Deve-se acrescentar que gatos persas e cães da raça Yorkshire são predispostos a essa infecção.

A dermatofitose pode ocorrer de forma localizada, multifocal ou generalizada, acometendo, geralmente, face, membros e cauda. As lesões incluem áreas de alopecia circular, irregular ou difusa, com descamação, eritema, pápulas, crostas, seborreia e paroníquia e onicodistrofia. Gatos podem ser portadores assintomáticos dessa infecção.

A transmissão da doença ocorre através do contato direto com pelos e escamas infectados, presentes no ambiente, no próprio animal ou em fômites. Os pelos contaminados podem permanecer no ambiente por até 18 meses.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Clínica Médica de Cães e Gatos do VET Profissional, com o Prof. M.e Gustavo Carvalho Cobucci, Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos pela Universidade Federal de Viçosa e com o Prof. Dr. Rodrigo Horta, Mestre pela UFMG em Avaliação da Nocicepção, complicações pós-operatórias e impacto na qualidade de vida em técnicas de mastectomia na espécie canina. Doutorado sanduíche pela UFMG e na University of Cambridge, Inglaterra, em Propostas terapêuticas para o mastocitoma canino. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!