Diagnóstico por imagens: qual a importância dos exames de imagens?

Saber o que acontece dentro do corpo do paciente é imprescindível para o estabelecimento do diagnóstico, por isso, os exames de imagens são muito valiosos no campo da medicina veterinária

Diagnóstico por imagens: qual a importância dos exames de imagens?

Mesmo diante de lesões externamente visíveis, é preciso saber sua extensão e até que ponto os danos internos vão. Por isso, os exames de imagens são muito valiosos no campo da medicina, seja veterinária ou humana. Saber o que acontece dentro do corpo do paciente é imprescindível para o estabelecimento do diagnóstico.

Para os médicos veterinários, todavia, as radiografias e ultrassonografias têm uma vantagem maior, já que, mesmo com o avanço nos estudos de comportamento animal, interpretar o que os pacientes estão sentindo é um desafio e tanto”, explica Sâmara Turbay Pires, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Diagnóstico por Imagem e Doutora em Biociência Animal.

Assim, os diagnósticos por imagem são a resposta para muitos casos clínicos e vêm salvando a vida de muitos bichinhos ao redor de todo o mundo por possibilitarem tratamentos especializados.

O que o veterinário deve saber para um diagnóstico preciso?


Pensando no diagnóstico por imagem e nos exames de imagem que existem, é fundamental que o veterinário:

1. Saiba solicitar o exame correto. Para isso, é necessário uma anamnese e um exame físico bem feitos para saber quais são os diagnósticos diferenciais e como o diagnóstico por imagem ou os exames de imagem vão auxiliá-lo em um determinado caso.

2. Tenha consciência, e isso deve ser também comunicado ao tutor, de que cada exame tem o seu limite. Então, muitas das vezes em que é solicitado um exame, é necessário outro complementar para auxiliar o clínico.

3. Saiba interpretar corretamente as informações resultantes do exame para que possa auxiliá-lo na definição de um diagnóstico mais correto e de um tratamento mais específico para o animal.

É importante entender que a radiografia e a ultrassom são os principais exames de imagem presentes na rotina do médico veterinário e, muitas das vezes, são complementares.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Diagnóstico por Imagem de Cães e Gatos do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Sâmara Turbay Pires, Mestre em Diagnóstico por Imagem e Doutora em Biociência Animal, pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos na Universidade de São Paulo (USP). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações