Dicas para ministrar medicamentos em pets

Ministrar medicamentos em pets requer o conhecimento de técnicas, além de alguns cuidados essenciais

Dicas para ministrar medicamentos em pets

Para funcionários de pet shops ou hotéis para animais e tutores (donos) de bichinhos de estimação, o domínio de técnicas de primeiros socorros torna-se fundamental, assim como o conhecimento adequado para ministrar medicamentos, afirma Prof.ª M. Alessandra Sayegh Arreguy Silva, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é mestre em Medicina Veterinária.

Use as dicas a seguir para dar tanto remédios líquidos como comprimidos.

Líquidos

- Segure o cachorro ou gato. Se ele for difícil de lidar, você pode precisar de ajuda para contê-lo. Diminua a apreensão do pet conversando com ele com calma e segurança.

- Passe o braço delicadamente sob o pescoço do pet, segurando a garganta na dobra do seu braço. Veja se ele pode respirar sem problemas.

- Passe o outro braço por cima ou por baixo do meio do animal, pressionando com cuidado para segurar o corpo dele contra o seu.

Líquidos

- Se necessário, faça uma focinheira frouxa de maneira que a boca abra apenas um pouco.

- Incline a cabeça dele para trás, com cuidado.

- Puxe o lábio inferior do animal para fazer uma bolsa.

- Usando um conta-gotas ou uma seringa plástica, coloque o líquido aos poucos nessa bolsa, esperando que cada porção seja engolida antes de dar mais um pouco.

- Massageie a garganta do animal para estimular o reflexo de engolir.


Comprimidos

- Segure o gato ou cachorro. Se ele for difícil de lidar você pode precisar de ajuda para contê-lo.

- Diminua a apreensão do animal conversando com ele com calma e segurança.

Comprimidos

- Segure a mandíbula superior do pet com uma mão por cima do focinho.

- Pressione os lábios do animal sobre os dentes superiores apertando com seu polegar em um lado e os outros dedos no outro, de maneira que os lábios dele fiquem entre os dentes e seus dedos. Aperte com firmeza para forçar a boca a ficar aberta.

- Segure o remédio entre o polegar e o dedo médio da outra mão e coloque dentro da boca o mais fundo possível.

- Massageie a garganta do animal para estimular o reflexo de engolir.

- Um método alternativo é esconder o comprimido em um pedaço de salsicha, presunto ou outro petisco que o pet goste.

 


Aprenda mais sobre esse assunto no curso on-line Primeiros Socorros para Cães e Gatos – Principais Acidentes, do VET Profissional, com a Prof.ª M. Alessandra Sayegh Arreguy Silva, Médica Veterinária, especialista em Clínica e Cirurgia em Pequenos Animais. A Professora Alessandra possui MBA em Gestão de Negócios pela UNIVIÇOSA e é Mestra em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa – UFV.

O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

Receba Mais Informações