Disfunções plaquetárias em animais domésticos: você sabe do que se trata?

As plaquetas, também chamadas de trombócitos, são células presentes no sangue, produzidas pela medula óssea e responsáveis pela coagulação sanguínea

Disfunções plaquetárias em animais domésticos: você sabe do que se trata?

As plaquetas desempenham funções hemostáticas e não hemostáticas, que são extremamente importantes, pois atuam na reparação dos tecidos do organismo além da reparação do endotélio vascular.

Essas células possuem meia-vida de 5 a 10 dias e encontram-se 70% presentes na circulação e 30% no baço”, explica Waleska de Melo Ferreira Dantas, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária e Doutora em Patologia Clínica Animal.

As funções das plaquetas são desencadeadas por qualquer tipo de lesão do endotélio vascular. A principal função das plaquetas é a hemostática (agregação e reparação) e, por isso são importantes em casos de inflamações e cicatrizações de feridas.

É muito importante que se tenha conhecimento a respeito das alterações que podem ocorrer na qualidade das plaquetas, essas são denominadas disfunções plaquetárias. São elas:


Tabela – Disfunções plaquetárias

Tabela – Disfunções plaquetárias

Observe, a seguir, a descrição de alguns defeitos hereditários na função plaquetária de animais domésticos e animais de laboratório.

Alterações funcionais congênitas – parte 1.

Alterações funcionais congênitas – parte 1.

Muitas vezes não conseguimos chegar a um diagnóstico preciso de patologias causadas por alterações nas plaquetas devido à falta de informação, por isso é bom sempre estar atualizado sobre a pesquisa e literatura da área que nos informam novas alterações e os genes acometidos.

Alterações funcionais congênitas – parte 2.

Alterações funcionais congênitas – parte 2.

Dentre todas as deficiências congênitas que presenciamos em nossa rotina clínica, a alteração de plaquetas com a qual temos mais contato é a deficiência do Fator de Von Willebrand (FvW).

Essa deficiência não permite a ativação das plaquetas e tem predileção por determinadas raças de cães, por exemplo, pastores alemães. Nesse caso, os pacientes começam a apresentar distúrbios de coagulação desde jovens.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Patologia Clínica Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.