Displasia coxofemoral em cães e gatos: qual a importância do posicionamento radiográfico para diagnóstico dessa doença?

Para avaliar a displasia coxofemoral, deve-se sempre realizar da melhor forma possível o posicionamento do animal. E, posteriormente, avaliar as alterações consistentes com essa displasia

Displasia coxofemoral em cães e gatos: qual a importância do posicionamento radiográfico para diagnóstico dessa doença?

A displasia coxofemoral acomete todas as espécies, principalmente cães de grande porte. Também pode acontecer em gatos, porém é mais raro. Ocorre devido a uma doença hereditária poligênica, com alterações fenotípicas acontecendo cedo e tardiamente.

As alterações podem ser agravadas por fatores ambientais, como a nutrição inadequada, exercícios forçados e pisos escorregadios”, explica Sâmara Turbay Pires, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Mestre em Diagnóstico por Imagem e Doutora em Biociência Animal.

O desenvolvimento anormal da articulação coxofemoral dos animais leva a uma disparidade/lassidão articular, ou seja, incongruência entre a cabeça do fêmur e o acetábulo. Desenvolve assim uma doença articular degenerativa.

O diagnóstico da displasia coxofemoral pode ser feito a partir de quatro meses. Aos 12 a 18 meses, realiza-se a avaliação prévia. Somente depois de 24 meses, tem-se o laudo definitivo: 95% dos animais com displasia são diagnosticados.

A projeção radiográfica que deve ser realizada é a ventro-dorsal. Para isso, o animal deverá estar em contenção e anestesiado. O membro de trás deve ser bem esticado e rotacionado medialmente.

Observações que devem ser feitas para se realizar a radiografia:

1. Técnica radiográfica: observação das trabeculações ósseas, principalmente na região coxofemoral.

2. Colocar toda a identificação do paciente: número de pedigree, nome, idade etc.

3. Incluído no exame toda a pelve e as articulações femurotibiopatelares: tentar incluir desde a região de asa do íleo até a região da patela.

4. Os membros são tracionados e rotacionados medialmente.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Diagnóstico por Imagem de Cães e Gatos do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Sâmara Turbay Pires, Mestre em Diagnóstico por Imagem e Doutora em Biociência Animal, pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos na Universidade de São Paulo (USP). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.