Doença no rebanho: como verificar o comportamento dessa doença?

A epidemiologia busca promover a saúde por meio da prevenção de agravos e, para isso, é necessário definir o perfil das doenças e conhecer como elas se comportam nas populações

Doença no rebanho: como verificar o comportamento dessa doença?

Quando um animal fica doente, a primeira coisa a ser ponderada é se ele adoeceu em isolamento ou a partir do contato com locais diferentes ou outros animais/populações. Um animal adquirido em um leilão, por exemplo, pode levar para a propriedade uma doença que ainda não existia lá.

Esse levantamento é de grande importância, entre outras razões, para verificar o comportamento da doença na população ou no rebanho”, explica Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Agroquímica e Doutor em Zootecnia.

Para se verificar o comportamento de uma doença na população ou rebanho, algumas etapas devem ser seguidas:

1º passo: estudar o comportamento da doença. É preciso observar de forma sistemática e por vários anos o perfil da doença no grupo. Devem ser observados:

• Número de casos, taxas de letalidade e infectividade, coeficientes de prevalência e incidência da doença;

• Comparar dados da literatura sobre a doença na espécie estudada em locais semelhantes, mas também em lugares diferentes.

2º passo: criar bancos de dados com a frequência e distribuição para poder classificar as doenças que acometem o rebanho.

3º passo: elaborar ações para diminuir, melhorar ou controlar os agravos após verificar o padrão e compará-lo com outros.

4º passo: realizar as ações, como vistoria nos locais. Posteriormente, os indicadores devem ser reavaliados, observando a efetividade das ações propostas.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Epidemiologia do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações