Doença renal crônica em animais domésticos: saiba mais sobre essa doença

Doença renal crônica em animais domésticos: saiba mais sobre essa doença

A doença renal crônica é a enfermidade degenerativa mais comum em cães e gatos idosos. É irreversível e caracterizada por uma perda progressiva dos néfrons e da função renal.

À medida que as alterações estruturais acontecem, ocorre uma redução da taxa de filtração glomerular. “Ao perder um número muito grande de néfrons, o paciente apresenta insuficiência renal crônica”, explica Luiz Eduardo Duarte de Oliveira, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Ciências Veterinárias.

A prevalência da doença é alta, com maior incidência em felinos, sendo as principais causas:

• Em cães: doenças glomerulares.
• Em gatos: doenças tubulares.

O comprometimento estrutural do rim leva também a distúrbios hormonais como a deficiência de eritropoietina e calcitriol e o aumento da concentração de gastrina e de paratormônio.

Quando o animal é acometido por doença renal crônica, encontramos como consequências a anemia arregenerativa normocítica normocrômica, a osteodistrofia relacionada ao hiperparatireoidismo secundário renal e a gastrite.

Quais são os sinais clínicos observados em doentes renais crônicos?

Podemos observar apatia; emaciação; perda de proteína; perda de massa muscular; poliúria; polidipsia; êmese; gastrite; diarreia; anorexia; urina clara; hálito urêmico; úlceras orais e palidez das mucosas.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Nefrologia e Urologia de Cães e Gatos do VET Profissional, com o Prof. M. Luiz Eduardo Duarte de Oliveira, Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!