Doença renal policística em gatos: você conhece essa doença?

A doença renal policística é hereditária e se caracteriza pela formação de cistos renais, causando aumento gradual de ambos os rins, às vezes, com progressão para insuficiência renal

Doença renal policística em gatos: você conhece essa doença?

Você já ouviu falar em doença renal policística? Não?

A doença renal policística é uma doença autossômica dominante, com causa hereditária, caracterizada pela expansão de segmentos tubulares formando os cistos renais.

Os cistos podem se apresentar em quantidade e tamanho variados, acometendo os rins de forma uni ou bilateral”, explica Luiz Eduardo Duarte de Oliveira, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Ciências Veterinárias.

À medida que os cistos vão crescendo, provocam a compressão do parênquima renal, com comprometimento lento, progressivo e irreversível do rim.

Mas qual é a epidemiologia da doença renal policística?

• Acometimento de 37% dos gatos de todo o mundo e de 38% a 60% da raça persa e originadas de seu cruzamento.
• Podem ocorrer em gatos jovens e de meia idade (3 – 10 anos).

Alguns pacientes (menos de 10% dos gatos) podem desenvolver também cistos hepáticos, pancreáticos ou esplênicos.

E quais são os sinais clínicos (relacionados à doença renal crônica)?

• Letargia.
• Anorexia.
• Vômito.
• Polidispsia/poliúria.
• Perda de peso.
• Hematúria.
• Cistos infectados: febre, hamatúria.
• Exame físico: rins grandes e irregulares, desidratação, mucosas pálidas, baixa condição de escore corporal, hipertensão sistêmica.

Quando ocorre o comprometimento unilateral, os pacientes mostram-se assintomáticos.

E o diagnóstico? Como pode ser obtido?

• Histórico e exame físico.
• Diagnóstico diferencial: doenças relacionadas à nefromegalia, como linfoma, peritonite infecciosa felina, nefrite granulomatosa, hidronefrose.
• Exames complementares: hemograma, bioquímica clínica, urinálise, radiografia e ultrassonografia.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Nefrologia e Urologia de Cães e Gatos do VET Profissional, com o Prof. M. Luiz Eduardo Duarte de Oliveira, Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!