Doenças bacterianas em caprinos podem causar mortalidade dos animais?

Várias doenças bacterianas são consideradas de alta morbidade e mortalidade entre os caprinos, algumas sendo prevalentes em animais jovens.

Doenças bacterianas em caprinos podem causar mortalidade dos animais?

É de grande importância saber identificar as doenças bacterianas de alta morbidade e de alta mortalidade em caprinos, sabendo quais são as mais prevalentes em jovens, conhecendo as práticas de diagnóstico, tratamento, profilaxia e controle dessas doenças nos caprinos.

Entre as doenças bacterianas que podem acometer os caprinos, há aquelas que são curadas quando tratadas corretamente; porém, outras são controladas com medicamentos, mas não têm cura; e ainda há aquelas que levam o animal a óbito rapidamente”, explica a Dr.ª Magna Coroa Lima, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Zootecnia e Doutora em Medicina Veterinária.


Entre as doenças de alta morbidade, podemos citar:

- Conjuntivite - enfermidade infectocontagiosa de caráter subagudo a crônico, afetando as estruturas oculares.
- Linfadenite caseosa - essa doença não tem cura, logo, uma vez que o animal seja acometido, mesmo tratado, continuará doente.

Conjuntivite em caprinos.

Conjuntivite em caprinos.


Já entre as doenças bacterianas que acometem animais jovens, destacam-se:

- Diarreia - Doença mais comum em ruminantes recém-nascidos devido à presença de bactérias como Escherichia coli e Salmonella.
- Broncopneumonia - Doença contagiosa que afeta os pulmões e os demais órgãos do sistema respiratório, e acomete principalmente animais em sistema de criação intensivo.

Caprino com broncopneumonia.

Caprino com broncopneumonia.


E, entre as doenças bacterianas, de alta mortalidade, que merecem ser enfatizadas, temos a Clostridioses, que é um complexo de enfermidades que ocorrem de forma muito rápida e fatal, causado por bactérias do gênero Clostrídios. Esse complexo de doenças se divide em:

- Clostrídios invasores de tecidos – que podem causar Manqueira (Carbúnculo Sintomático) e Edema Maligno.
- Clostrídios produtores de toxinas – causam Enterotoxemia, Tétano e Botulismo.

Edema maligno: inflamação local.

Edema maligno: inflamação local.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Caprinocultura - Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Magna Coroa Lima, Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Zootecnia pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações