Drogas antimicrobianas: conheça esse tipo medicamento

O Médico Veterinário precisa conhecer as propriedades dos antimicrobianos para que sejam tratadas as infecções mistas e graves de origem desconhecida

Drogas antimicrobianas: conheça esse tipo medicamento

O Médico Veterinário precisa conhecer as propriedades dos antimicrobianos para que sejam tratadas as infecções mistas e graves de origem desconhecida, para que se evite o aparecimento da resistência bacteriana e para obtenção do sinergismo.

As drogas antimicrobianas são substâncias químicas também denominadas de anti-infecciosas, usadas para combater os microrganismos, no tratamento de doenças, em profilaxias e como aditivo na ração em animais de produção”, explica Waleska de Melo, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária e Doutora em Patologia Clínica Animal.

Os antimicrobianos são conceituados como:

- Antibióticos: substâncias químicas produzidas por microrganismos ou os seus equivalentes sintéticos.

- Antibióticos biossintéticos: obtidos a partir de cultura de microrganismos, à qual se acrescentam substâncias químicas capazes de alterar a estrutura molecular do antibiótico que está sendo produzido.

- Antibióticos semissintéticos: obtidos em laboratório acrescentando-se radicais químicos ao núcleo ativo de um antibiótico isolado de um meio de cultura, no qual cresce um microrganismo.

- Sintobióticos: obtidos exclusivamente por síntese laboratorial, tanto parcial como total, porém a partir do estudo dos precursores obtidos de microrganismos.


O uso de antimicrobianos dentro da medicina veterinária é variado, podendo ocorrer de forma terapêutica, profilática, metafilática e aditivo zootécnico.

As atividades dos antimicrobianos nos microrganismos são feitas por meio de bactericidas (destrói/elimina o microrganismo) e bacteriostáticos (impede o crescimento e a multiplicação do microrganismo).

A atividade de antimicrobianos relaciona-se ao tratamento de microrganismos que são potencialmente patogênicos para o animal.

Os principais mecanismos de ação dos antibacterianos no microrganismo são: Inibição da síntese da parede celular; Inibição da função da membrana celular; Inibição da síntese de proteínas; Inibição da síntese de ácidos nucleicos.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Farmacologia Veterinária Aplicada do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações