Efusão pleural em cães e gatos: como identificar em uma imagem radiográfica?

A pleura é uma membrana que recobre todo o tórax do animal. Muitas vezes, essa membrana pode sofrer alterações, como a efusão pleural e o médico veterinário deve estar apto a identificar tais alterações

Efusão pleural em cães e gatos: como identificar em uma imagem radiográfica?

A pleura é uma membrana que recobre todo o tórax do animal, desde a região da parede torácica até a região dos órgãos internos da cavidade torácica. Nos animais, encontramos dois tipos de pleuras, a pleura visceral (que recobre os pulmões) e a pleura parietal (que reveste a cavidade torácica).

Entre uma pleura e outra, existe uma pequena quantidade de líquido, servindo para que o pulmão, durante a inspiração e expiração, não tenha tanto atrito com a parede torácica. “O líquido se encontra em pequena quantidade e não pode ser visto radiograficamente, a não ser que existam alterações”, explica Sâmara Turbay Pires, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Mestre em Diagnóstico por Imagem e Doutora em Biociência Animal.

Efusão pleural

A efusão pleural acontece quando se tem uma quantidade maior de líquido livre entre as pleuras (visceral e parietal), ou seja, fluido no interior do espaço pleural. Esse líquido pode ser: hidrotórax, piotórax, hemotórax, quilotórax, neoplasia e pleurisia.

A imagem radiográfica desses líquidos é a mesma em todos os processos, sendo assim, não consegue ser definido o tipo que está no espaço pleural. Para que se possa distingui-los, deve ser feita a análise laboratorial.

Variações da normalidade pleural que podem se confundir com a efusão pleural:

1. Gordura entre os lóbulos (chamada de “linha de fissura reversa”).
2. Fluido no espaço pleural.
3. Espessamento pleural cria linhas uniformes e finas (podem ser indistinguíveis do derrame pleural pequeno).

Linhas de fissura pleural  gordura

Variações na normalidade pleural: (A) Linhas de fissura pleural; (B) gordura.

Em gatos, as variações da normalidade que podem ocorrer são:

• Recesso lombodiafragmático em gatos.
• Triângulo (aspecto de folha): músculo psoas menor.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Diagnóstico por Imagem de Cães e Gatos do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Sâmara Turbay Pires, Mestre em Diagnóstico por Imagem e Doutora em Biociência Animal, pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos na Universidade de São Paulo (USP). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.