Éguas sociáveis, potros sociáveis. Entenda!

Potros recém-nascidos acompanham as mães na forma de se comportar, ou seja, nas atitudes. Caso a égua tenha um comportamento dócil, sociável, o potro imitará esse comportamento

Éguas sociáveis, potros sociáveis. Entenda!   Artigos VetProfissional

 

O contato social com o ser humano começa, por exemplo, pelo hábito de escovar a égua gestante e realizar o manejo diário com maior atenção, interesse, estimulando o conforto durante a escovação. Esse tipo de cuidado pode fazer com que a égua se torne mais tranquila durante a gestação.

“Pode-se dizer que cuidado diário também irá se refletir totalmente no comportamento do potro após o nascimento. Potros recém-nascidos acompanham as mães na forma de se comportar, ou seja, nas atitudes. Caso a égua tenha um comportamento dócil, sociável, o potro imitará esse comportamento, apresentando confiança e tranquilidade diante de seres humanos”, afirma Fabiana Garcia Christovão, Doutora em Medicina Veterinária na área de Patologia Animal.

Quando a égua não apresenta reações diante do contato humano, o potro também aprenderá a não reagir. Enquanto a mãe permanecer calma, tranquila, a tendência é de que o potro ao pé da égua também permaneça calmo.

Contudo, muitas vezes nos deparamos com receptoras que não receberam o manejo de interação e socialização adequados, apresentando-se inaptas, portanto, ao contato diário com o ser humano. A ausência desse manejo cuidadoso prejudica a vermifugação, o casqueamento e a realização dos cuidados diários. De semelhante maneira, quanto necessário, por exemplo, curar o umbigo ou apresentar novo animal a possíveis compradores, o potro se apresentará indócil, inquieto, cujo comportamento não pode ser considerado natural.

Aprenda mais sobre o manejo de potros no Curso Manejo de Potros: Do Parto ao Preparo para a Doma, disponível no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações