Epidemiologia analítica: o que é? Qual a sua importância?

A epidemiologia analítica estuda possíveis relações de causa e efeito na ocorrência de agravos à saúde. Testa as hipóteses, verificando se determinado fator efetivamente impacta na saúde do indivíduo ou do rebanho

Epidemiologia analítica: o que é? Qual a sua importância?

A epidemiologia analítica estuda os possíveis fatores relacionados à enfermidade. Essa epidemiologia testa as hipóteses com a finalidade de verificar se determinado fator realmente impacta na saúde do indivíduo ou do rebanho, utilizando, para isso, estudos descritivos e analíticos.

Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Agroquímica e Doutor em Zootecnia, nos explica que, em investigação epidemiológica, podem ser usados:

Estudos descritivos: descrevem os eventos em saúde, de acordo com os fatores pessoa, tempo e lugar, e a magnitude do problema no rebanho. Realizam levantamentos, observações e mapeiam a situação do agravo na população estudada.

Estudos analíticos: visam descobrir os fatores que impactam na doença. Testam possíveis hipóteses, com fator de risco x doença. Buscam determinar quais as verdadeiras relações de causa e efeito.

Existem vários tipos de cálculos e concordância com o tipo de estudo epidemiológico analítico para verificar a força da relação da causa com o efeito.

Os cálculos e medidas de associação servem para verificar as prevalências, as comparações, as observações, os cálculos e experimentos. As medidas de associação buscam verificar o efeito e a influência de um fator de risco sobre o agravo. Também verificam se determinada característica ou hábito do indivíduo aumentam a chance de ele ter a doença (fator de risco) ou diminuem (fator de proteção). Para isso, vários tipos de cálculos e até experimentos são utilizados.

Os estudos experimentais realizados na epidemiologia analítica devem levar em consideração diversos fatores para que aconteçam de forma eficiente. Dentre eles, podem ser citados:

• Correto desenho experimental.
• Montagem de grupos observacionais: experimental e de controle.
• Amostra de acordo com o tipo da população estudada.

Na investigação epidemiológica descritiva, a preocupação está em anotar e observar os diversos fatores do local em relação à doença. Já na investigação epidemiológica analítica, a relação de causa e efeito será testada.

Para essas investigações, devem ser montados grupos experimentais, que testarão hipóteses para um adequado desenho experimental. A dúvida deverá então ser levada em consideração.

Outro ponto na montagem de um experimento a ser compreendido é a questão das variáveis que podem interferir nos resultados.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Epidemiologia do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.