Erliquiose canina: conheça essa doença severa, mas de fácil tratamento

A Erliquiose canina, também conhecida como Tifo canino, é uma doença causada pela Erlichia canis, transmitida pela picada do carrapato marrom

Erliquiose canina: conheça essa doença severa, mas de fácil tratamento

A Erliquiose é uma das principais doenças infectocontagiosas em animais domésticos. É causada por hemoparasitas da ordem Rickettsiales e do gênero Ehrlichia spp. São parasitas intracelulares obrigatórios de células monocelulares e células hematopoiéticas maduras ou imaturas. A principal espécie que acomete os cães é a Ehrlichia canis.

A transmissão pode ocorrer pela participação de um vetor, o carrapato Rhipicephalus sanguineus, ou por transfusão sanguínea. “Os cães infectados podem desenvolver sinais brandos a intensos ou mesmo não apresentar sinais, dependendo da fase da doença”, explica Fabíola Carolina de Almeida, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Pós-graduada em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais.

Para diagnosticar essa doença, o médico veterinário deve iniciar a consulta com a identificação e anamnese do animal. Na anamnese, pontos-chave devem ser registrados na ficha do paciente para conhecimento do Médico no momento do exame físico.

O exame físico deve seguir a regra de sempre se iniciar pela cabeça do paciente, seguindo por todo o corpo.

Diante das informações que são coletadas durante a anamnese e das alterações observadas no exame físico do paciente, são solicitados exames laboratoriais e complementares para confirmação do diagnóstico, pois o diagnóstico clínico geralmente não é o suficiente para confirmação da doença, devido aos sinais clínicos inespecíficos, portanto há a necessidade de diagnóstico complementar.

A Erliquiose é considerada uma doença severa, que pode levar alguns animais a óbito, mas seu tratamento é simples, consistindo em administração de antibióticos, como a doxiciclina.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Casos Clínicos - Cães e Gatos do VET Profissional, com a Prof.ª Fabíola Carolina de Almeida, Pós-graduada em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais pela Univiçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!