Estômago composto: conheça essa estrutura presente apenas em animais ruminantes

A característica dos ruminantes, animais que apesentam estômago composto, é voltar o alimento pra boca e fazer várias mastigações

Estômago composto: conheça essa estrutura presente apenas em animais ruminantes

O estômago composto é dividido em quatro compartimentos: rúmen, retículo, omaso e abomaso, e esta é a ordem do caminho feito pelo alimento durante a digestão. Vale lembrar que o alimento vai e volta do rúmen para o retículo para fazer a digestão fermentativa; no entanto, quando o conteúdo passa para o omaso, não há mais retorno.

O estômago composto ocupa mais da metade da cavidade abdominal do animal”, explica Marcelo Lopes de Santana, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Doutor em Morfologia Animal e Mestre em Medicina Veterinária. As porções do estômago estão distribuídas da seguinte forma: cranialmente, em contato com o diafragma, está o retículo; o omaso fica voltado para o antímero direito; o abomaso se localiza também no antímero direito, ventralmente em relação ao rúmen; o rúmen ocupa praticamente todo o antímero esquerdo. Ao lado, ocupando na mesma altura que o retículo, temos o fígado.

O rúmen, o retículo e o omaso ficam responsáveis pelo processamento do capim, principalmente através da digestão fermentativa. Os dois primeiros, juntos, formam um grande recipiente onde acontece o crescimento de bactérias e protozoários participantes do processo ruminal, apresentando uma relação de simbiose com esses animais. Esses microrganismos fazem a quebra do capim e se alimentam do mesmo, produzindo proteína, a qual é utilizada como fonte de energia para o ruminante. Além disso, eles produzem os ácidos graxos voláteis (ácido butílico, ácido propiônico e ácido acético), utilizados na cadeia de Krebs, ou seja, como fonte de energia.

Após passar por essas estruturas, o conteúdo em digestão vai pro omaso, onde ocorre a digestão química e uma diminuição ainda maior dessas partículas. É importante ressaltar que o abomaso é a estrutura mais semelhante ao estômago simples, com sua mucosa que também produz suco gástrico.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Anatomia Veterinária – Anatomia Sistemática dos Animais Domésticos do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Lopes de Santana, Doutor em Morfologia Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.