Estomatite em bovinos: você conhece essa afecção do sistema digestivo?

A estomatite é uma inflamação que acomete a mucosa oral dos bovinos, apresentando alta transmissibilidade entre os bovinos adultos

Estomatite em bovinos: você conhece essa afecção do sistema digestivo?

Estomatites são alterações (inflamações) que acometem a mucosa oral dos bovinos, podendo ocorrer em diversas partes como língua (glossite), palato (palatite) e gengiva (gengivite).

São enfermidades que apresentam alta transmissibilidade entre os bovinos adultos a partir da utilização do cocho (água ou alimento) compartilhado, por isso há grande importância de o médico veterinário saber reconhecer e tratar adequadamente essas afecções”, explica Paolo Antonio Dutra Vivenza, Médico Veterinário e Professor do Vet Profissional, que é Mestre e Doutor em Nutrição e Produção Animal.

As estomatites podem ser indícios de que o animal foi acometido pela febre aftosa, sendo o principal diagnóstico desta doença. Outro ponto que merece destaque é que as feridas dentro da cavidade oral do animal compromete de forma grave o consumo de alimentos.

No exame da cavidade oral do bovino, deve ser avaliada toda a superfície da cavidade, verificando se existe alguma alteração. Depois de realizada a avaliação, será necessário entender quais são as possíveis causas das estomatites.

- Causas físicas: forragens fibrosas, causando feridas na boca e passagem de sonda erroneamente. Verificar nos locais de alimentação a existência de objetos estranhos que possam levar a traumas na mucosa oral.

- Causas químicas: substâncias irritativas da mucosa.

- Causas infecciosas: agentes bacterianos, virais e micóticos.

Quais os causadores das estomatites infecciosas?

Estomatite bacteriana:

- Necrobacilose oral, causando infecções necróticas, principalmente na língua.

- Actinobacilose, causando lesão primária e invasão da mucosa oral, lesão proliferativa: “língua de Pau”.

Estomatite viral:

- Febre aftosa: picornavírus.

- Diarreia viral bovina (BVD): pestivírus.

- Rinotraqueíte infecciosa bovina (IBR): herpesvírus.

- Febre catarral maligna (FCM): herpesvírus.

- Estomatite vesicular bovina: vesiculovírus.

Estomatite micótica:

- Agente: Candida albicans.

- Placas irregulares de material brancacento e pseudomembranoso.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Clínica Médica de Bovinos do VET Profissional, com o Prof. Dr. Paolo Vivenza, Mestre e Doutor em Nutrição e Produção Animal pela Escola de Veterinária da UFMG, e com o Prof. Dr. Pedro Henrique de Araújo Carvalho, Mestre em Zootecnia - Nutrição Animal pela mesma universidade, e Doutorando em Nutrição de Ruminantes também pela UFMG. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!