Estro em leitoas: como diagnosticar?

Nas fêmeas suínas, a puberdade é caracterizada pelo primeiro cio produtivo ou o processo de ovulação. Ocorre em torno de 135 dias de idade

Estro em leitoas: como diagnosticar?   Artigos VetProfissional

Nas fêmeas suínas, a puberdade é caracterizada pelo primeiro cio produtivo ou o processo de ovulação. Ocorre em torno de 135 dias de idade. A partir da puberdade as fêmeas passam a ser monitoradas. Nesse momento, suinocultores e veterinários responsáveis devem formar lotes de animais com cio em período semelhante.

Detecção do cio da fêmea


O cio da fêmea suína é detectado por meio dos seguintes sinais:

• Vermelhidão da vulva
• Posicionamento da fêmea em estação quando está na presença de macho suíno.
• Secreção de vulva
• Reflexo de tolerância ao homem – RTH
• Movimento de orelhas O principal desafio para a detecção de cio de fêmeas na suinocultura é:
• Mão de obra treinada, atenta e cuidadosa para a detecção de cio.
• Machos adequados, sexualmente maduros e sem sobrepeso.

Detecção de cio nas fêmeas dentro da gaiola


Nesses casos, a detecção de cio é feita com o auxílio de 2 funcionários. Um deles fica encarregado de levar o macho suíno e caminhar pelas gaiolas a passo lento, passeando na frente das fêmeas. Durante o passeio do macho é permitindo o contato visual e toque de focinho com focinho entre os animais por, aproximadamente, 30 segundos com cada uma das fêmeas. Enquanto isso, o segundo funcionário deve passar pela parte de trás da gaiola e tocar o lombo da porca, massageando e fazendo pressão sobre o flanco das fêmeas.

Detecção de cio nas fêmeas em baias coletivas


Em baias coletivas, o macho deve ser levado até a baia das fêmeas e permanecer solto, sob a supervisão de um funcionário que evita a ocorrência da monta natural.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Suínos – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com a Prof.ª M.ª Mariana Costa Fausto, Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Medicina Veterinária também pela UFV. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações