Estudante de veterinária, você sabe o que são drogas beta-lactâmicas?

As drogas beta-lactâmicas, também conhecidas como antibióticos, são substâncias químicas que suprem o crescimento de microrganismos, podendo destruí-los

Estudante de veterinária, você sabe o que são drogas beta-lactâmicas?

As drogas beta-lactâmicas são substâncias químicas que suprimem o crescimento de microrganismos, podendo destruí-los. São conhecidos também como antibióticos e possuem um núcleo β-lactâmico em sua estrutura molecular.

A penicilina foi a primeira classe de beta-lactâmico conhecida. Dentro do grupo das penicilinas, existem as amoxicilinas, as cefalosporinas, os carbapenêmicos, dentre outros”, explica Waleska de Melo Ferreira Dantas, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária e Doutora em Patologia Clínica Animal.

O principal inibidor das β-lactamases mais utilizado na medicina veterinária é o ácido clavulânico (clavulanato de potássio). Na maioria das vezes, apresenta-se associado à amoxicilina. Possui formulação oral e injetável.


Farmacocinética das drogas beta-lactâmicas

• Quando as drogas beta-lactâmicas são administradas no animal, alcançam concentrações adequadas para destruir bactérias na maioria dos fluidos teciduais (exceto nas articulações e cavidades).
• Essas drogas são ionizadas em pH fisiológico e insolúveis em lipídeos, atravessando as membranas biológicas (barreira hematoencefálica e líquido cefalorraquidiano).


Farmacodinâmica das drogas beta-lactâmicas

• Ocorre a mínima biotransformação hepática (exceto a ampicilina), com a eliminação renal das drogas do grupo beta-lactâmicos.
• Nem todas as apresentações dos beta-lactâmicos são estáveis no pH estomacal.
• O principal uso das primeiras gerações de penicilina foi por administração oral (retardada) ou parenteral e pela característica da sua solubilidade.
• Morte bacteriana tempo-dependente, ou seja, é necessário que se conheça a bactéria que terá o seu crescimento e multiplicação interrompidos para que se possa determinar o tempo de utilização da droga de forma efetiva para essa bactéria (geralmente sete dias).


Aprenda mais sobre esse assunto na área Farmacologia Veterinária Aplicada do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.