Exame clínico em bovinos: como coletar informações para o diagnóstico?

O principal objetivo do exame clínico é alcançar um diagnóstico preciso e precoce, visando traçar prognósticos a partir de tratamentos.

Exame clínico em bovinos: como coletar informações para o diagnóstico?

Mesmo que o Veterinário seja chamado em uma propriedade para realizar o exame de apenas um animal, o conjunto precisa ser entendido, pois eles podem fornecer as informações importantes.

Por serem animais gregários (vivem em grupos, bandos), os bovinos devem ser tratados como um rebanho. “A escolha dos que serão examinados não deve ser aleatória e precisa atingir o número máximo dos sintomáticos”, explica Pedro Henrique de Araujo Carvalho, professor do VET Profissional.

Muitas vezes, existem animais com sintomatologias diferentes ou com a mesma doença, mas apresentando fases diferentes. Isso deve ser verificado como forma de auxiliar no prognóstico, entendendo mais sobre a evolução do problema.

Durante o exame clínico, os bovinos não devem ser separados, mas sim, movimentados em grupos para não gerar estresse, comprometendo os resultados dos exames com alterações não compatíveis com a doença.

Quando devo coletar as informações para o diagnóstico?

1. Antes de o Veterinário chegar à propriedade: para o entendimento da localização da propriedade e de ocorrências de possíveis surtos ou epidemias de alguma doença na região.

2. Quando o Veterinário chega à propriedade: devem ser observados todos os pontos do local com olhar clínico o mais preciso possível, para contrapor as informações passadas pelos proprietários.

3. No momento de o Veterinário examinar o animal: entender a gravidade e a fase da doença, pois muitas vezes a atuação precisa acontecer de forma rápida.

Agora, vamos traçar um histórico da propriedade a partir de uma anamnese, em conversa com o proprietário. Colhidas essas informações, procede-se o exame do animal. Caso sejam de vários, eles devem ser avaliados individualmente.

A partir do entendimento do histórico e anamnese, o foco passa a ser no animal propriamente dito. Nesse caso, o exame clínico deve ser todo anotado, contendo pontos listados em uma ficha clínica.

Os animais avaliados na propriedade devem ser identificados com bastante critério, de forma que, qualquer pessoa que chegar ao local, consiga saber de qual bovino se trata.

Identificação de um bovino através de brincos de numeração.

Aprenda mais sobre o assunto na disciplina – Clínica Médica de Bovinos - disponível na Área VET Profissional, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações