Exame de ultrassom das glândulas mamárias de vacas leiteiras? Por que fazer esse exame?

Sabendo da grande importância da pecuária leiteira para a economia do Brasil, os produtores de leite devem se preocupar constantemente com a saúde das glândulas mamárias de suas produtoras para obter produto de alta qualidade

Exame de ultrassom das glândulas mamárias? Por que fazer esse exame?

A pecuária leiteira possui grande importância econômica no Brasil. É um ramo do agronegócio que gera emprego, renda e cada vez mais vem sofrendo avanços tecnológicos.

O produtor tem sofrido penalidades quando não consegue atingir a qualidade do leite. Ele acaba recebendo um valor inferior pelo seu produto, pois os laticínios pagam menos em um leite de baixa qualidade”, explica Lorena Chaves Monteiro, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestra em Medicina Veterinária.

Torna-se então de extrema importância o monitoramento e a prevenção de doenças que afetam a glândula mamária dentro do rebanho.

Cada vez mais se têm buscado alternativas para reduzir o índice de mastite nas propriedades leiteiras, como tratamentos eficazes e acompanhamento da evolução dos quadros.

Os principais problemas que envolvem as glândulas mamárias das vacas são as mastites e as obstruções do teto.

O aparelho de ultrassom encontra-se nas propriedades leiteiras para avaliação da reprodução. Por isso, torna-se fácil realizar o escaneamento ultrassonográfico do úbere das vacas do local, com baixo custo e fácil execução.

Como tem um baixo custo dentro da propriedade, a ultrassonografia é um recurso valoroso para o acompanhamento e diagnóstico das mastites nas fêmeas bovinas.

Para realização do exame ultrassonográfico da glândula mamária de vacas, podem ser utilizadas duas técnicas:

1. Contato direto: imagens obtidas através do contato direto da probe com a pele da vaca.

2. Banho-maria: imagens obtidas através do contato da probe com um copo descartável contendo água no qual o teto está inserido.

Áreas que deverão ser escaneadas:

• Toda a região do parênquima glandular.
• Cisterna da glândula.
• Região do teto, com sua cisterna e papila.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Diagnóstico por Imagem de Grandes Animais do VET Profissional, com a Prof.ª M.ª Lorena Chaves Monteiro, Mestra em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.