Exame dermatológico em gatos? Prepare-se com as dicas abaixo!

O exame dermatológico em gatos é, geralmente, um exame difícil de o médico veterinário realizar. “Gatos não gostam da inspeção, pois incomoda bastante o animal”

Exame dermatológico em gatos? Prepare-se com as dicas abaixo!   Artigos VetProfissional

 

O exame dermatológico em gatos é, geralmente, um exame difícil de o médico veterinário realizar. “Gatos não gostam da inspeção, pois incomoda bastante o animal”, afirma Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Tal fato exige paciência e determinação do Médico Veterinário, bem como auxílio do proprietário sempre que possível. Durante o exame, é essencial deixar o felino à vontade na mesa para evitar o stress e impedir que machuque o Veterinário e, ao mesmo tempo, a si mesmo. Caso o gato fique inquieto, é necessário utilizar técnicas de contenção, tais como: botinhas de esparadrapo e focinheira.

É extremamente importante que o Veterinário faça toda a caracterização das lesões encontradas durante o exame dermatológico – distribuição, topografia, profundidade – de forma que sejam bem descritas na ficha clínica dermatológica, propiciando adequada orientação ao diagnóstico do paciente.

A classificação de lesões cutâneas têm como critério os seguintes aspectos:


- Topografia
- Distribuição
- Profundidade
- Configuração
- Morfologia

Aprenda mais sobre Lesões Cutâneas em Cães e Gatos no Curso Semiologia do Sistema Tegumentar em Cães e Gatos, disponível no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações