Exame ortopédico em cães e gatos: como iniciar?

O exame clínico ortopédico em cães e gatos deve ser realizado executando atenciosamente cada etapa. Na inspeção visual, por meio da atividade locomotora, pode ser percebido se o animal possui alguma lesão ou atrofia

Exame ortopédico em cães e gatos: como iniciar?

O exame ortopédico se inicia com a inspeção visual do paciente. Muitos veterinários, por falta de conhecimento, demonstram certo receio em fazer o exame ortopédico completo de cães e gatos, permanecendo apenas na parte inicial da inspeção visual.

“Mas o exame ortopédico completo é minucioso, envolvendo inspeção e palpação detalhada do paciente para saber qual exame complementar por imagem deve ser solicitado pelo médico”, explica Kelly Cristine de Sousa Pontes, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Mestre em Técnicas Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, Doutora em Cirurgias e Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia.

A primeira fase do exame, a inspeção visual, auxilia à observação de:

• Através da atividade locomotora ou postura do paciente perceber a localização da lesão.
Existência de soluções de continuidade ou hematomas: mordeduras, atropelamento, feridas na pele, feridas na região do fêmur, presença de hematomas.
• Ocorrência de onicogrifose, desuso das unhas de determinado membro locomotor devido à presença de lesões ou sensibilidade à dor.
Assimetria: indicando atrofia, neoplasia, flegmão.
Desvios ortostáticos: desvio varo e valgo, membros posicionados em forma de alicate ou não.
Alterações posturais: quando o animal permanece em decúbito e não se levanta.
Claudicação.
Impotência funcional: verificar a marcha, o trote e a corrida do animal.

Quando as lesões ou atrofias musculares não são visíveis, é necessário fazer a tricotomia dos pelos para permitir a inspeção visual da região.

O médico veterinário deve ir com o paciente para uma região externa da clínica e colocar o animal em um piso rústico para que não escorregue; solicitar ao proprietário para caminhar com o animal a fim de facilitar a inspeção visual ortopédica do mesmo.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Semiologia Veterinária do VET Profissional, com os professores: Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda, Doutora em Cirurgias pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Técnicas Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela mesma instituição; Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa; Prof.ª M.ª Ludmila Souza, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa; Prof.ª Dr.ª Raffaella Bertoni, Pós-doutora na área de Biologia Molecular Equina pela University of Minnesota, Mestre em Clínica Veterinária pela University of Minnesota e PhD em Clínica Veterinária pela University of Minnesota; Prof. M.e Gustavo Carvalho Cobucci, Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.