Exame ultrassonográfico em animais: como fazer

No exame ultrassonográfico, o animal deve ser colocado à direita do veterinário e a mão esquerda da pessoa vai trabalhar no aparelho de ultrassom

Exame ultrassonográfico em animais: como fazer   Artigo VetProfissional

De acordo com os ensinamentos de Sâmara Turbay Pires, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Mestre em Diagnóstico por Imagem e Doutora em Biociência Animal, “no exame ultrassonográfico, o animal deve ser colocado à direita do veterinário e a mão esquerda da pessoa vai trabalhar no aparelho de ultrassom”. Para demonstração, veja, a seguir, a avaliação da parte abdominal de um cão.

Posicionamento correto do veterinário, auxiliares e animal   Artigos VetProfissional

Foto: Posicionamento correto do veterinário, auxiliares e animal


Para obtenção das imagens ultrassonográficas, deve ser feita uma varredura de todo o abdômen do animal, o qual pode ser posicionado em decúbito dorsal ou de lado. Para isso, utiliza-se o transdutor microconvexo.

Veja, a seguir, a sequência de avaliações a serem realizadas na ultrassonografia.


1o) Bexiga ou vesícula urinária
A vesícula urinária deve estar repleta de urina. A bexiga forma uma janela acústica, facilitando a visualização dos órgãos adjacentes.

Avaliação da bexiga ou vesícula urinária na ultrassonografia   Artigo VetProfissional

Fotos: Avaliação da bexiga ou vesícula urinária na ultrassonografia

2o) Alças abdominais
Observação das estruturas hiperecogênicas, formadoras de reverberações ou sombras acústicas.
3o) Região de rim
Avaliam-se as regiões cortical, medular e de pelve, sempre em diversos cortes.
4o) Região de baço
A varredura é feita desde o polo caudal, passando pela região o hilo até a região cranial do baço.
5o) Região do fígado
Observa-se o diafragma, vesícula biliar e o parênquima hepático.

A avaliação dos órgãos acontecerá principalmente do lado esquerdo. No lado direito, o ultrassom pode ser iniciado pela bexiga ou acompanhando a região do fígado, com direção caudal.

Observações:


Além dos órgãos citados anteriormente, no macho avalia-se também a próstata e a bexiga e, na fêmea, o ovário e o útero. Outros órgãos de menor tamanho, como pâncreas e adrenal, serão analisados durante a varredura, mas podem ser avaliados melhor com o transdutor linear.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Diagnóstico por Imagem de Cães e Gatos do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Sâmara Turbay Pires, Mestre em Diagnóstico por Imagem e Doutora em Biociência Animal, pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos na Universidade de São Paulo (USP). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações