Exodontia em cães: o que o veterinário deve saber a respeito

A exodontia é um procedimento cirúrgico frequente na prática odontológica de pequenos animais, em que se realiza a extração de um ou mais dentes devido a algum problema oral

Exodontia em cães: o que o veterinário deve saber a respeito   Artigos VetProdissional

A exodontia é um procedimento cirúrgico frequente na prática odontológica de pequenos animais, em que se realiza a extração de um ou mais dentes devido a algum problema, como trauma ou doença oral. Para a realização da exodondia são utilizados o osteótomo e o martelo para a retirada do osso alveolar.

“Essa técnica precisa ser executada de forma cuidadosa devido à força empregada nos instrumentos bem próximos às áreas internas da boca. Além disso, o tamanho do osteótomo deve ser adequado ao tamanho do animal”, explica Fernando T. Tavares Fernandes, professor do VetProfissional.

Durante a extração dos dentes, é importante realizar movimentos de rotação de forma cuidadosa para não prejudicar o osso alveolar, os dentes mais próximos, a maxila, as áreas nasais e nem lesionar a estrutura óssea do animal. O fechamento do local deve ser feito obedecendo sempre à anatomia oral do animal.

Observação:

Antes dos procedimentos cirúrgicos, o paciente deve receber tratamento profilático com antibiótico para que a cirurgia seja conduzida com menos risco de infecção para o animal.

Aprenda mais sobre o assunto na Disciplina - Exodontia em Cães e Gatos - disponível no VetProfissional, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações