Família Adenoviridae: quais são as principais doenças causadas por vírus dessa família que afetam os animais domésticos?

Os vírus pertencentes à família Adenoviridae são conhecidos como Adenovírus. São observados em diferentes espécies de vertebrados, provocando diversos tipos de infecções

Família Adenoviridae: quais são as principais doenças causadas por vírus dessa família que afetam os animais domésticos?

Os virions desta família são hexagonais, icosaédricos e não envelopados. Possuem genoma de DNA (fita dupla), associados com quatro proteínas (V, VII, X e terminal). A replicação do genoma ocorre no núcleo das células hospedeiras, formando corpúsculos de inclusão basofílicos.

Afeta o sistema respiratório ou gastrintestinal (infecções persistentes e oportunistas), interferindo na resposta imunológica do hospedeiro”, explica Magna Coroa Lima, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Doutora em Medicina Veterinária e Mestre em Zootecnia.

Esse vírus é muito resistente a vários desinfetantes e pode sobreviver à temperatura ambiente por vários dias em fômites. É inativado por água quente (50°C a 60°C, 5 minutos).


Hepatite Infecciosa Canina (HIC)

• É causada pelo adenovírus canino. A maioria das infecções são inaparentes acompanhadas de sinais respiratórios leves, acometendo principalmente animais não vacinados com idade inferior a seis meses.
• Apresenta-se de forma aguda, sendo que os animais que sobrevivem a essa fase apresentam um prognóstico favorável.
• A forma de infecção acontece via direta, por meio de secreções e excreções (urina) dos cães infectados. E também de forma indireta por meio de bebedouros, comedouros e pessoas que cuidam dos animais acometidos.


Adenovírus Bovino (BadV)

• Os tipos existentes desse adenovírus estão associados à conjuntivite, pneumonia, enterite e, ou poliartrite e infecções inaparentes.
• Os sinais clínicos da infecção aguda incluem hipertermia, dificuldade respiratória e descarga nasal e ocular.
• As lesões são encontradas com maior frequência nos pulmões, com áreas de consolidação, colapso e enfisema.
• Para diagnóstico, coletam-se amostras de fezes e secreções oculares.


Adenovírus Aviários

• Vários adenovírus infectam aves, principalmente as codornas.
• Causa bronquite das codornas: produzida pelo adenovírus aviário A (Fowl adenovirus A; FAdV-A). A infecção de codornas jovens pelo FAdV-A pode resultar em mortalidade de 100%.
• Cinco adenovírus aviários têm sido associados a surtos de doença em frangos (FAdV tipos A, B, C, D e E), levando a uma mortalidade elevada (até 30%).
• O curso da doença é de três a quatro dias e caracteriza-se por hepatomegalia e hemorragias.
• A hepatite pode ser demonstrada pela presença de corpúsculos de inclusão intranucleares eosinofílicos e material granular e fibrilar.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Microbiologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Magna Coroa Lima, Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Zootecnia pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.