Família enterobacteriaceae: conheça esse variado grupo de bacilos

A família enterobacteriaceae é composta pelo maior e mais variado grupo de bacilos gram-negativos, sendo ubiquitários em seu habitat

Família enterobacteriaceae: conheça esse variado grupo de bacilos

A família enterobacteriaceae é composta por microrganismos gram-negativos, divididos em vários elementos e estruturas. Possui mais de 46 gêneros, 176 espécies e 263 subespécies e milhares de sorotipos. Pertence a essa família, a Escherichia coli, uma bactéria que, apesar de habitar naturalmente o organismo humano e animal, se subdivide em outros tipos capazes de causar doenças.

São diferenciados pelas propriedades bioquímicas, pelas estruturas antigênicas e pela hibridização e sequenciamento de ácidos nucleicos”, explica Magna Coroa Lima, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Zootecnia e Doutora em Medicina Veterinária.

Essa família de bactérias pode ser dividida em:

- Patógenos primários: organismos capazes de sempre causar doenças → Shigella, Salmonella, Yersinia, Escherichia, Klebsiella.

- Patógenos secundários: organismos que podem causar doenças em determinadas condições → Escherichia, Klebsiella, Proteus, Serratia, Enterobacter, Morganella, Providencia.

Em sua microbiologia clínica são responsáveis por: ± 20 espécies → 95% das infecções; 35% das septicemias; 70% das UTIs; e infecções gastrintestinais.


Esses patógenos compõem a microbiota intestinal. Veja a seguir.

a) Bactérias intestinais: Vivem na cavidade intestinal, tanto dos animais quanto dos humanos. Não têm contato com o interior do organismo devido à presença de barreiras físicas e químicas e fornece proteção imunológica.

b) Patógenos de interesse em alimentos: Identificado em infecções alimentares de humanos, provenientes de fontes intestinais. Fazem parte da microbiota da maioria dos animais de sangue quente e seres humanos.

c) Bactérias intestinais em animais: Coliformes fecais: são bactérias indicadoras de contaminação fecal, de presença de patógenos.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Microbiologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Magna Coroa Lima, Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Zootecnia pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações