Farmacologia oftálmica animal: barreiras epiteliais da córnea e da conjuntiva

As pesquisas gerais de farmacologia visam extrair o melhor das medicações disponíveis, facilitando sua penetração no meio intraocular dos animais

Farmacologia oftálmica animal: barreiras epiteliais da córnea e da conjuntiva

Os desafios relacionados às pesquisas gerais de farmacologia estão na avaliação de quais drogas, meios e substâncias irão facilitar a entrada dos fármacos no meio intraocular para conseguir fugir de determinadas barreiras.

Existem barreiras epiteliais da córnea e da conjuntiva que fazem com que a liberação do colírio seja modificada de acordo com cada região, portanto, “é importante conhecer a farmacologia na terapia oftálmica para extrair o melhor das medicações disponíveis”, explica Kelly Cristine de Sousa Pontes, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Técnicas Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, Doutora em Cirurgias e Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia.

Os colírios são drenados mais rapidamente com uma absorção sistêmica pela conjuntiva palpebral, levando a uma biodisponibilidade da droga, permanecendo por pouco tempo na superfície ocular para realizar o seu efeito.

A medicação tópica é indicada para o segmento posterior, com aplicações por via intravenosa ou intravítrea.

Atenção: Na aplicação intravítrea existe um grande risco de ocorrer a endoftalmite.


As barreiras oculares que dificultam a entrada das drogas são:

- Corneana: o colírio deve possuir substâncias específicas para permitir sua penetração pela córnea para, assim, atingir o meio intraocular.

- Hematoaquosa: do sangue para o humor aquoso, na região ciliar.

- Hematorretiniana: do sangue para a retina, na região da retina.

Barreiras oculares.

Barreiras oculares.
Fonte: WIREs Nanomed Nanobiotechnol 2017, e1473. doi: 10.1002/wnan.1473


Aprenda mais sobre esse assunto na área Oftalmologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda, Doutora em Cirurgias pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Técnicas Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações