Fascíola hepática: você conhece esse platelminto de importância médico-veterinária?

Os platelmintos são vermes parasitos hermafroditas, achatados dorso-ventralmente, com simetria bilateral e tubo digestivo incompleto. Não possuem esqueleto e nem cavidade corpórea, mas sim parênquima

Entre os platelmintos, uma classe que se destaca é a Trematoda. É uma classe de importância médico-veterinária, por conter indivíduos altamente zoonóticos, e um que se destaca é a Fascíola hepática.

Do ponto de vista médico-veterinário, a Fascíola hepática pode se alojar no fígado dos animais (bovinos, ovinos e caprinos, principalmente) provocando uma doença denominada fasciolose (infecção do fígado e vias biliares). “Pode acometer também outras espécies, como equinos, asininos e suínos”, explica Mariana Costa Fausto, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários.

É uma zoonose (acidental e ocupacional) cosmopolita, associada a áreas alagadiças. Ocasiona perdas econômicas, com queda na produtividade (condenação dos fígados dos animais nos abatedouros).

As formas adultas da Fascíola hepática podem ser encontradas ao longo do intestino do animal, mas na maioria das vezes alojam-se nos ductos biliares (canais que chegam ao fígado).

O processo de infecção leva a inflamações e alterações em relação ao tamanho do fígado, desenvolvendo uma hiperplasia nos ductos biliares, ocasionando a falência do órgão.

Qual a ação da Fascíola sobre o hospedeiro?

Ovinos: existe uma resposta imune, mas não há comprovações de que os animais não possam se reinfectar.
Bovinos: surtos recorrentes, desenvolvimento de imunidade adquirida.

E quais são as formas de diagnóstico?

Clínico: através de sintomas observados (porém na maioria das vezes os animais são assintomáticos).
Epidemiológico: ocorrência sazonal, identificação dos hospedeiros intermediários.
Laboratorial: exame de fezes (presença de ovos), avaliação dos níveis plasmáticos de enzimas hepáticas (bovinos).
Necroscópico.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Parasitologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Mariana Costa Fausto, Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Medicina Veterinária também pela UFV. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!