Fatores que influenciam na variação de exigência nutricional de bezerras no aleitamento

Nos primeiros dias de vida do bezerro, durante o aleitamento, o tipo de alimento utilizado, as exigências nutricionais e o aproveitamento da dieta são totalmente diferentes

Fatores que influenciam na variação de exigência nutricional de bezerras no aleitamento

Nos primeiros dias de vida do bezerro, durante o aleitamento, o seu rúmen ainda não está totalmente desenvolvido. Sendo assim, o tipo de alimento utilizado, as exigências nutricionais e o aproveitamento da dieta são totalmente diferentes, sendo necessário entender muito bem sobre essa categoria.

“Caso exista um programa de melhoramento genético sendo desenvolvido dentro da propriedade, a bezerra que nasce hoje será um animal com genética superior à da mãe e à dos últimos animais que nasceram”, explica Pedro Henrique de Araújo Carvalho, Médico Veterinário e professor do VET Profissional, que é Mestre em Zootecnia. Dessa forma, a nutrição precisa acompanhar esse melhoramento genético.


Veja, a seguir, alguns fatores que influenciam na variação de exigência nutricional de bezerras no aleitamento.

a) Mantença - Animais jovens apresentam acelerado metabolismo em comparação aos mais velhos, fazendo com que suas exigências nutricionais de mantença sejam maiores. Durante os primeiros dias de vida, as exigências de mantença podem chegar a 135 kcal/kg de peso vivo metabólico, valor acima do que é utilizado para animais adultos.

Como a cada ano ocorre uma diminuição de 8% na taxa de mantença, as bezerras precisarão de maior quantidade de nutrientes.

b) Interação com o alimento e temperatura - durante o aleitamento, a principal fonte de nutriente dos bezerros é o leite, que possui alto valor nutricional. Por isso, esses animais vão apresentar alta eficiência de conversão do alimento.
Logo que o animal nasce, já se submete a um grande desafio, que é o controle da temperatura. Isso vai fazer com que se tenha uma alta exigência nutricional e alto custo energético para manutenção térmica. Haverá impacto significativo nas exigências de mantença durante os primeiros dias de vida.

c) Dieta líquida - existem diferentes fontes de dietas líquidas, como o leite comercializável, de descarte, sucedâneo e colostro.

d) Ocorrência de doenças - a ocorrência de doenças durante a fase de aleitamento pode aumentar a exigência nutricional do animal em até 40%. Por isso precisa ser fornecido um maior volume de leite.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Nutrição de Bovino Leiteiro do VET Profissional, com o Prof. Dr. Pedro Henrique de Araújo Carvalho, Mestre em Zootecnia – Nutrição animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutorando em Nutrição de Ruminantes pela mesma universidade. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.