Febre maculosa? Como ocorre a transmissão dessa doença?

A febre maculosa tem como principal vetor no Brasil o carrapato estrela, cuja fêmea ingurgitada deposita no solo 3 a 4 mil ovos, de modo que qualquer descuido sanitário pode gerar infestações

Febre maculosa? Como ocorre a transmissão dessa doença?

A febre maculosa é uma doença causada pela bactéria Rickettsia Gram-, cujo vetor são os carrapatos do gênero Amblyommas da família Ixodidae. No Brasil, a maior parte dos casos acontece na região sudeste.

É uma doença relativamente difícil de diagnosticar nos estágios iniciais e, sem tratamento rápido e adequado, pode ser fatal”, explica Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e professor do VET Profissional, que é Doutor em Zootecnia e Mestre em Agroquímica.


O que causa a febre maculosa?

A doença é causada pelas bactérias Rickettsia Gram-, que são bactérias parasitas de artrópodes como piolhos, pulgas e carrapatos. Só sobrevivem no interior de outra célula, ou seja, são parasitas intracelular obrigatório.

No homem, essas bactérias causam doenças como tifo, erlichiose, febre maculosa e febre Q. Geralmente não são transmitidas diretamente pessoa a pessoa (exceto por transfusão), pois os humanos são hospedeiros intermediários.

No Brasil, o Ministério da Saúde define duas espécies associadas à doença, sendo a Rickettsia rickettsii a mais registrada no norte do Paraná e nos estados da região sudeste e a Rickettsia sp. que é a cepa da mata Atlântica, que é registrada em áreas silvestres e apresenta sintomas mais leves.


Como essa bactéria chega até o homem?

O carrapato estrela (Amblyomma cajennense) é um parasita dos equinos, mas também pode parasitar bovinos, outros animais domésticos e animais silvestres. É o principal vetor no Brasil.

A fêmea pode transmitir a bactéria à prole por via transovariana e o macho pode transmitir às fêmeas no acasalamento. Uma vez infectado, o carrapato pode carregar o patógeno pela vida inteira.

A transmissão da Rickttsiae ao hospedeiro vertebrado acontece através da saliva do carrapato durante a hematofagia. É necessário algum tempo do carrapato fixado e sugando o sangue para ocorrer a transmissão da doença ao hospedeiro, no mínimo, 4 h.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Saneamento e Zoonoses do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.