Felino com suspeita de DTUIF: quais exames solicitar?

A DTUIF é uma afecção que atinge o trato urinário inferior felino afetando a vesícula urinária e a uretra dos pacientes

Felino com suspeita de DTUIF: quais exames solicitar?

A DTUIF é uma afecção que atinge o trato urinário inferior felino afetando a vesícula urinária e a uretra dos pacientes. Os sinais clínicos mais comuns são: hematúria, disúria, estrangúria, polaciúria, periúria e manifestações de alterações comportamentais, tais como a lambedura do pênis.

Pode apresentar ou não obstrução uretral causada por urolitíase associada a uma infecção bacteriana e, neste caso clínico, também poderemos encontrar tampões uretrais, cistite idiopática obstrutiva, espasmo uretral e neoplasia”, explica a professora Fabíola Carolina de Almeida, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Pós-graduada em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais.

Um paciente foi levado a uma clínica veterinária apresentando dificuldades para urinar. A pouca urina expelida pelo paciente e observada pelo tutor apresentava sangue (hematúria).

Durante o exame físico do paciente foi possível observar que a bexiga estava bem distendida e plena. Contudo, apesar da compressão manual exercida pela médica ao fazer a palpação abdominal, o paciente não urinou durante o exame, sugerindo um quadro de obstrução uretral total.


Solicitação dos exames

Urinálise: exame de suma importância para avaliar a presença de cistite e processos inflamatórios da bexiga, bem como a presença de bactérias e cristais.

Hemograma: exame solicitado com o intuito de avaliar a série vermelha do paciente e descartar processos infecciosos, processos inflamatórios, quadros de anemia, quadros de trombocitopenia ou trombocitose.

Bioquímico: solicitado com o objetivo de avaliar a função renal e hepática do paciente com foco nos resultados de ureia, creatinina e níveis de eletrólitos, tais como: sódio, fósforo e potássio.

Ultrassom abdominal total: solicitado com o objetivo de avaliar as condições anatômicas da bexiga e verificar se há ou não a presença de sedimentos.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Casos Clínicos - Cães e Gatos do VET Profissional, com a Prof.ª Fabíola Carolina de Almeida, Pós-graduada em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais pela Univiçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.