Fisiologia cardiovascular - eletrofisiologia do coração

Médico Veterinário e Estudante de Medicina Veterinária, vocês sabiam que Eletrofisiologia do Coração é a ciência que explica, diagnostica e trata as alterações nas atividades elétricas do coração?

 

Fisiologia cardiovascular - eletrofisiologia do coração

Qualquer tipo de distúrbio dentro do coração, haverá uma série de alterações fisiológicas.
É medida por meio da contração e relaxamento do músculo cardíaco que é desencadeado por um potencial elétrico, é o que explica a Profa. Waleska de Melo, Doutora em Patologia clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa.

 

O que é o coração?

Para entender o processo da fisiologia, é importante saber o que é o coração. O coração é um órgão muscular oco, envolto por um saco repleto de líquido, chamado de Periocárdio.

 

Como é dividido o coração e como ele é constituído?

Verticalmente divido em dois lados: esquerdo (sangue arterial) e direito (sangue venoso).
O coração apresenta células especializadas responsáveis pela ejeção do sangue entre os átrios e ventrículos. São elas:
- Células marca passo
- Via especial de células
- Células contráteis
- Células autoexcitáveis

 

O que é Sincício Funcional?

É a capacidade que uma célula tem de propagar o impulso elétrico para as células vizinhas. Quando isso acontece, ocorre a contração e o relaxamento de forma simultânea e em sincronia, que é exatamente o que acontece com as células cardíacas. Na contração o sangue é ejetado dentro das células funcionais. É assim que ocorre o sincício. O coração estará funcionando como um todo; o átrio e o ventrículo contraem ao mesmo tempo e ele relaxa como um todo, sempre em sincronia.


Geração de Potencial elétrico cardiáco

- O potencial elétrico é uma breve alteração no potencial da membrana.
- Causada pelo movimento de íons, entre o interior e o exterior da célula
- Ocorre variação do potencial de ação de acordo com o os canais iônicos.

 

O Nodo sinoatrial que leva a mensagem para o nódulo atrioventricular, posteriormente para o Feixe de His até chegar na rede porkinje.

 

Figura 1 – Ilustração da sequência de geração e transmissão do potencial elétrico pelo coração

Figura 1 – Ilustração da sequência de geração e transmissão do potencial elétrico pelo coração

 

O potencial elétrico pode ser divido nas seguintes fases: Fase 0 a Fase 4.
Ocorre as trocas dos íons entre os meios interno e externo. Em uma célula normal, vai ter o potencial de repouso que responde pelo eletronegatividade dentro da célula.

 

O eletrocardiograma é o exame utilizado para aferir alterações na fisiologia vascular tais como: frequência e ritmo dos batimentos cardíacos e presença de possíveis danos ao miocárdio. É indicado nos casos de suspeitas de arritmias cardíacas nos pacientes veterinários.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Fisiologia Veterinária Funcional do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.