Fisiologia renal: filtração glomerular e sua importância

Entre as funções dos rins, destaca-se a função excretora, que consiste na eliminação de toxinas por meio da urina, o que é possibilitado, entre outros processos, pela filtração glomerular

Fisiologia renal: filtração glomerular e sua importância

Entre as funções dos rins, destaca-se a função excretora, que consiste na eliminação de toxinas por meio da urina. No entanto, para que isso ocorra, é preciso que a urina seja formada, o que é possibilitado, entre outros processos, pela filtração glomerular.

Mas afinal? O que é a filtração glomerular? A Dr.ª Waleska de Melo, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária e Doutora em Patologia Clínica Animal, explica que “a filtração glomerular é o processo de transferência dos solutos presentes no sangue para a formação da urina e tem como objetivo maior manter a homeostase do organismo animal”.

Esse processo corresponde à primeira passagem dos solutos resultantes do metabolismo animal através dos capilares glomerulares.

Ilustração do processo de filtração glomerular no interior da Cápsula de Bowman.

Ilustração do processo de filtração glomerular no interior da Cápsula de Bowman.

A filtração glomerular funciona devido ao sistema de alta pressão fornecido pelo coração para controle da pressão arterial. Esse sistema inclui o controle de pressão hidrostática (PH); de pressão coloidosmótica (PCO) e de pressão oncótica (PO).

O endotélio das membranas dos vasos glomerulares apresentam características exclusivas que permitem ou não a passagem de certas substâncias durante a formação do filtrado. O primeiro filtrado glomerular é também chamado de ultrafiltrado. É semelhante ao sangue com exceção da presença de proteínas e glicose.

Ao final do processo de filtração glomerular, urina excretada contém:

- Pequena quantidade de água.

- Substâncias nocivas ao organismo.

- Substâncias que se encontram em excesso no organismo.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Fisiologia Veterinária Sistemática do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

Receba Mais Informações