Fisiopatogenia das doenças ósseas metabólicas: vamos entender o que é?

Sempre que necessário, o corpo retirará cálcio e fósforo do sangue ou dos ossos para desempenhar suas funções. Ao retirá-los dos ossos, aos poucos vão ocorrendo lesões que podem chegar a níveis muito prejudiciais

Fisiopatogenia das doenças ósseas metabólicas: vamos entender o que é?

O corpo sempre busca o equilíbrio. Em relação ao sistema ósseo, o principal equilíbrio é entre cálcio e fósforo séricos e dos ossos, o que quer dizer que, sempre que precisar, o corpo vai retirar esses minerais dos ossos ou do sangue para desempenhar suas funções.

Ao retirá-los dos ossos, aos poucos vão ocorrendo lesões que podem chegar a níveis muito prejudiciais, cabendo ao veterinário identificar se esse desequilíbrio é devido a falhas no depósito ou absorção desses minerais e corrigi-lo”, explica Sâmara Turbay Pires, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Mestre em Diagnóstico por Imagem e Doutora em Biociência Animal.

Resumidamente, tem-se a absorção desses minerais, principalmente do cálcio, no:

Sistema digestivo – a partir da alimentação, o cálcio e fósforo são absorvidos pelo sistema gastrointestinal, indo para o sangue. O excesso é eliminado nas fezes.

Sistema renal – O rim filtra ou retém esses minerais de acordo com o equilíbrio no sangue. Assim, quando o corpo precisar reequilibrá-los, os rins irão reter o cálcio ou eliminá-lo pela urina.

Sistema ósseo – quando, no sangue, estiver com falta de cálcio, o corpo reabsorverá esse mineral dos ossos.

Quando há o desequilíbrio no depósito ou absorção desses minerais no sistema ósseo, surge uma lesão que só será evidenciada radiograficamente se a perda de cálcio armazenado nos ossos for de aproximadamente 50%.

Nas doenças metabólicas, portanto, tem-se que ou o cálcio sérico estará baixo ou o fósforo sérico estará alto. Portanto, a paratireoide será ativada, levando à produção de paratormônio que tem como função ativar os osteoplastos (promovem reabsorção óssea, ou seja, retiram cálcio do osso e jogam-no na corrente sanguínea) e à ajuda dos rins, que fará maior absorção do cálcio.

Dessa forma, haverá elevação dos níveis de cálcio sérico, com o prejuízo de se retirar cálcio do osso, que é o início das alterações radiográficas das doenças metabólicas.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Diagnóstico por Imagem de Cães e Gatos do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Sâmara Turbay Pires, Mestre em Diagnóstico por Imagem e Doutora em Biociência Animal, pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos na Universidade de São Paulo (USP). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.