Formas farmacêuticas: vamos conhecer alguns componentes presentes nos medicamentos?

A forma farmacêutica é o medicamento pronto, seja ele sólido, líquido ou semissólido. Cada um desses medicamentos possui componentes em sua composição, além do princípio ativo

Formas farmacêuticas: vamos conhecer alguns componentes presentes nos medicamentos?

A forma farmacêutica é o medicamento pronto, inserido em um dos três estados: sólido, líquido ou semissólido. “Esta forma possui apresentação de acordo com as características químicas, físicas e de absorção do princípio ativo para que atue beneficamente no organismo do animal”, explica Waleska de Melo Ferreira Dantas, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária e Doutora em Patologia Clínica Animal.

As formas farmacêuticas dos medicamentos incluem alguns componentes, como:

1. Princípio ativo: molécula que tem ação no organismo do animal.

2. Coadjuvante: ajuda o princípio ativo com determinado fim.

- Terapêutico → soma ou auxilia na melhor absorção do princípio ativo.
Exemplo: Sulfametoxazol + trimetoprima (coadjuvante da sulfa).

- Técnico → estabiliza o princípio ativo.

3. Corretivo: visa corrigir qualquer tipo de alteração do princípio ativo em conjunto com os seus coadjuvantes e em sua forma final.

4. Veículo: porção líquida (versão final) onde estão inseridos o princípio ativo, os corretivos e os coadjuvantes.
Exemplo: Cloridrato de bromexina (xarope): dentro da formulação existe o princípio ativo (cloridrato de bromexina), as substâncias flavorizantes que darão sabor, e a parte líquida como veículo (responsável pelo favorecimento da absorção do medicamento no intestino do animal).

5. Excipiente: substâncias inertes que compõem uma formulação sem causar efeito no princípio ativo e nem ser absorvido. O papel desta substância é dar forma, peso e volume ao medicamento. Correspondem às formas sólidas.

6. Flavorizantes: substâncias que darão sabor ao medicamento. Pode estar ou não presente dentro da forma farmacêutica.
Exemplo: Vermífugo para cachorro (comprimido palatável) → dentro da formulação existe um flavorizante com sabor de carne que facilitará a ingestão pelo animal.

Todos os componentes existentes dentro das formas farmacêuticas (medicamentos veterinários ou humanos) vêm inseridos nas bulas.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Farmacologia Veterinária Aplicada do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.