Galinhas poedeiras em gaiolas: vantagens e dimensão das gaiolas

Hoje, no Brasil, é mais comum as fases de cria e recria serem realizadas em piso e a fase de produção, em gaiolas

Galinhas poedeiras em gaiolas: vantagens e dimensão das gaiolas   Artigos VetProfissional

Hoje, no Brasil, é mais comum as fases de cria e recria serem realizadas em piso e a fase de produção em gaiolas, explica Marcelo Dias, Professor do VET Profissional. As principais vantagens da criação de galinhas poedeiras em gaiolas são:

- Ovos mais limpos;
- Menor contato da ave com o solo;
- Devido ao menor gasto de energia proporcionado pelo espaço limitado, tem-se maior produtividade.

Dimensão das gaiola


Para linhagens brancas e leves, as gaiolas contam com 375 cm2/ave. Quando se trata de poedeiras de ovos vermelhos, cujo tamanho é maior, são 450 cm2/ave. Em resposta aos protestos a favor do bem-estar animal, surgiram as gaiolas ditas enriquecidas, com uma dimensão maior, 550 cm2 a 770 cm2/ave, e uma parte mais abaulada, onde as aves podem abrir as asas e rolar. Entretanto, mesmo com essas gaiolas, os questionamentos quanto às condições de criação continuam, e a pressão do consumidor é cada dia maior.

Nesse sistema de criação, as galinhas fazem a ovipostura nas bandejas e os ovos se deslocam para um compartimento na parte da frente da gaiola, o que facilita o seu recolhimento.


Ovos para serem recolhidos Artigos VetProfissional

Aprenda mais sobre o assunto na Disciplina - Manejo de Poedeiras - disponível na Área VET Profissional, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações