Galinhas poedeiras em gaiolas: vantagens e dimensão das gaiolas

Hoje, no Brasil, é mais comum as fases de cria e recria serem realizadas em piso e a fase de produção, em gaiolas

Galinhas poedeiras em gaiolas: vantagens e dimensão das gaiolas   Artigos VetProfissional

Hoje, no Brasil, é mais comum as fases de cria e recria serem realizadas em piso e a fase de produção em gaiolas, explica Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Doutor em Zootecnia e Mestre em Agroquímica. As principais vantagens da criação de galinhas poedeiras em gaiolas são:

- Ovos mais limpos;
- Menor contato da ave com o solo;
- Devido ao menor gasto de energia proporcionado pelo espaço limitado, tem-se maior produtividade.

Dimensão das gaiola


Para linhagens brancas e leves, as gaiolas contam com 375 cm2/ave. Quando se trata de poedeiras de ovos vermelhos, cujo tamanho é maior, são 450 cm2/ave. Em resposta aos protestos a favor do bem-estar animal, surgiram as gaiolas ditas enriquecidas, com uma dimensão maior, 550 cm2 a 770 cm2/ave, e uma parte mais abaulada, onde as aves podem abrir as asas e rolar. Entretanto, mesmo com essas gaiolas, os questionamentos quanto às condições de criação continuam, e a pressão do consumidor é cada dia maior.

Nesse sistema de criação, as galinhas fazem a ovipostura nas bandejas e os ovos se deslocam para um compartimento na parte da frente da gaiola, o que facilita o seu recolhimento.


Ovos para serem recolhidos Artigos VetProfissional

Aprenda mais sobre esse assunto na área Aves Domésticas – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações