Giardíase canina: vamos relembrar características dessa doença e seu diagnóstico?

A giárdia em cães pode ser considerada uma zoonose, uma vez que pode ser transmitida aos humanos. Esse protozoário provoca infecções e distúrbios no sistema digestivo dos cães, tendo a diarreia como principal sintoma

Dentre os protozoários que frequentemente acometem os animais, a Giardia spp. tem despertado grande interesse de pesquisadores na Medicina Veterinária, possivelmente por seu potencial como agente de zoonose.

O protozoário causa diarreia intermitente com comprometimento da digestão e absorção de alimentos, acarretando desidratação, perda de peso e consequente morte”, explica Fabíola Carolina de Almeida, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Pós-graduada em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais.

As espécies de Giárdia isoladas de mamíferos apresentam aspectos morfológicos e propriedades antigênicas, genéticas e bioquímicas similares. A contaminação, geralmente, ocorre por três vias:

• Ingestão de água não filtrada;
• Ingestão de alimento contaminado;
• Reinfestação com lambedura de regiões do corpo que contêm oocistos.

Há maior sensibilidade de animais menores de um ano de idade que em cães adultos, sugerindo o desenvolvimento de certo grau de resistência com o aumento da idade. Os animais de rua ou aqueles densamente abrigados em canis e lojas estão mais expostos, devido ao maior contato com água, alimentos e fezes de outros animais ou de pessoas contaminadas.

O ciclo biológico da Giardia spp. e a eliminação dos cistos no hospedeiro ocorrem de maneira intermitente. Dessa forma, é necessário coletar amostra de fezes durante três dias consecutivos para enviar para análise.

O exame coproparasitológico é realizado para confirmar a presença da giárdia, juntamente com a anamnese e exames físicos.

Em relação à coleta de material para exame coproparasitológico, é necessário observar que quando os pacientes apresentam diarreia líquida, o método de escolha para coleta de fezes é via sonda uretral. Quando as fezes são pastosas ou apresentam consistência normal, deve-se utilizar uma das mãos com luvas para fazer a coleta.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Casos Clínicos - Cães e Gatos do VET Profissional, com a Prof.ª Fabíola Carolina de Almeida, Pós-graduada em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais pela Univiçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!