Glândulas endócrinas nos animais? Conheça as funções do hipotálamo, da hipófise e da tireoide

As glândulas hipotálamo, hipófise e tireoide estão entre as principais glândulas endócrinas e são responsáveis por produzir hormônios específicos

Glândulas endócrinas nos animais? Conheça as funções do hipotálamo, da hipófise e da tireoide

Os mecanismos de secreção, liberação e controle de produção hormonal têm como finalidade os tecidos-alvo do organismo do animal.

As glândulas hipotálamo, hipófise e tireoide estão entre as principais glândulas endócrinas e são responsáveis por produzir hormônios específicos. “Entre essas glândulas, o hipotálamo é considerado o centro de integração de informações geradas em diferentes regiões do organismo”, explica Waleska de Melo Ferreira Dantas, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Doutora em Patologia Clínica Animal e Mestre em Medicina Veterinária.

O Hipotálamo está localizado no sistema nervoso central – cérebro, sendo o centro de integração de informações geradas em diferentes regiões do organismo. É responsável pela interface entre o sistema nervoso central e o sistema endócrino.

O Hipotálamo possui fatores liberadores e inibidores para controle da secreção hormonal pela adeno-hipófise e exerce controle nervoso direto sobre a neuro-hipófise e a medula suprarrenal.

Figura 1 - Funções do hipotálamo.

Figura 1 - Funções do hipotálamo.


A hipófise também é chamada de glândula pituitária. Sua função é liberar hormônios para outras glândulas endócrinas no organismo. Está localizada abaixo do hipotálamo e é dividida em duas regiões distintas: anterior ou adeno-hipófise e posterior ou neuro-hipófise.

A glândula tireoide está localizada na traqueia, logo abaixo da laringe. Em cada espécie, a conformação anatômica da tireoide pode se diferenciar: ora apresenta dois pares de glândulas que formam duas porções laterais separadas, ora um único par formando uma porção inteira.

Figura 2 - Glândula tireoide.

Figura 2 - Glândula tireoide.

A glândula tireoide recebe estímulo da adeno-hipófise, através do TSH, para produzir hormônios. Produz três hormônios: tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), responsáveis pelo metabolismo e produção calórica do animal, bem como pelo estímulo na produção de genes nas células e calcitonina hormônio que regula os níveis de cálcio sanguíneo.


A paratireoide é uma glândula formada por pares localizados no interior da tireoide. O funcionamento da glândula paratireoide é estimulado ou definido também pela adeno-hipófise. A anatomia da glândula paratireoide pode variar. Na maioria das espécies de animais domésticos é formada por dois pares, com exceção dos suínos.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Fisiologia Veterinária Funcional do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.