Glomerulonefropatias em animais domésticos: você conhece a glomerulonefrite?

As glomerulonefropatias são doenças glomerulares consideradas como principais causas de doença renal crônica em cães. A glomerulonefrite é a forma mais comum da doença, sendo inflamatória

Glomerulonefropatias em animais domésticos: você conhece a glomerulonefrite?

As glomerulonefropatias são doenças glomerulares consideradas como principais causas de doença renal crônica em cães, prevalecendo a ocorrência em animais de meia idade e idosos.

Como alguns exemplos de glomerulonefropatia que podem acometer cães e gatos podem ser citados a amiloidose, glomerulopatia familiar e glomeruloesclerose. A glomerulonefrite é a forma mais comum da doença, sendo inflamatória”, explica Luiz Eduardo, professor do VET Profissional.

Vamos falar agora sobre a glomerulonefrite.

A glomerulonefrite possui como etiologia a ação de imunocomplexos nos capilares glomerulares, de forma primária e secundária. Quando ocorre uma lesão glomerular, ela se torna irreversível e todo o néfron é perdido. Tem-se então uma fibrose e cicatrização de néfrons danificados.

Ao perder em torno de 66% a 75% dos néfrons, não ocorre mais a compensação da taxa de filtração glomerular, levando à insuficiência renal nos pacientes.

Os pacientes, em sua maioria, são assintomáticos, e quando não, demonstram os seguintes sinais clínicos:

- Letargia.
- Síndrome defrótica, como retenção de líquido.
- Perda de peso.
- Hipercoagulabilidade.
- Sinais de doença renal crônica.

Durante o exame físico, o veterinário precisa estar atento aos sinais clínicos relacionados a doenças que comumente causam a glomerulonefrite, como a Leishmaniose visceral canina, em que pode ser observado lesões de pele, onicogrifose e alopecia periocular.

Para obtenção do diagnóstico da glomerulonefrite, deve ser verificado tanto o histórico do paciente, quanto os exames físicos, de triagem e os complementares.

Aprenda mais sobre o assunto na disciplina – Nefrologia e Urologia de Cães e Gatos - disponível na Área VET Profissional, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações