Glomerulonefropatias em animais domésticos: você conhece a glomerulonefrite?

As glomerulonefropatias são doenças glomerulares consideradas como principais causas de doença renal crônica em cães. A glomerulonefrite é a forma mais comum da doença, sendo inflamatória

Glomerulonefropatias em animais domésticos: você conhece a glomerulonefrite?

As glomerulonefropatias são doenças glomerulares consideradas como principais causas de doença renal crônica em cães, prevalecendo a ocorrência em animais de meia idade e idosos.

Como alguns exemplos de glomerulonefropatia que podem acometer cães e gatos podem ser citados a amiloidose, glomerulopatia familiar e glomeruloesclerose. A glomerulonefrite é a forma mais comum da doença, sendo inflamatória”, explica Luiz Eduardo Duarte de Oliveira, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Ciências Veterinárias.

Vamos falar agora sobre a glomerulonefrite.

A glomerulonefrite possui como etiologia a ação de imunocomplexos nos capilares glomerulares, de forma primária e secundária. Quando ocorre uma lesão glomerular, ela se torna irreversível e todo o néfron é perdido. Tem-se então uma fibrose e cicatrização de néfrons danificados.

Ao perder em torno de 66% a 75% dos néfrons, não ocorre mais a compensação da taxa de filtração glomerular, levando à insuficiência renal nos pacientes.

Os pacientes, em sua maioria, são assintomáticos, e quando não, demonstram os seguintes sinais clínicos:

- Letargia.

- Síndrome defrótica, como retenção de líquido.

- Perda de peso.

- Hipercoagulabilidade.

- Sinais de doença renal crônica.

Durante o exame físico, o veterinário precisa estar atento aos sinais clínicos relacionados a doenças que comumente causam a glomerulonefrite, como a Leishmaniose visceral canina, em que pode ser observado lesões de pele, onicogrifose e alopecia periocular.

Para obtenção do diagnóstico da glomerulonefrite, deve ser verificado tanto o histórico do paciente, quanto os exames físicos, de triagem e os complementares.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Nefrologia e Urologia de Cães e Gatos do VET Profissional, com o Prof. M. Luiz Eduardo Duarte de Oliveira, Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!