Hemorragias em animais domésticos: você sabe classificar os tipos de hemorragias?

A perda súbita de sangue recebe o nome de hemorragia, podendo ocorrer por motivo de rompimento de um ou mais vasos sanguíneos

Hemorragias em animais domésticos: você sabe classificar os tipos de hemorragias?

João Paulo Machado, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Doutor em Medicina Veterinária – Patologia Animal, explica que “a hemorragia consiste na saída de sangue do espaço vascular”, e são classificadas em rexe, quando há ruptura da parede vascular decorrente de traumas ou toxinas; e diapedese, quando não há ruptura da parede vascular, podendo ocorrer por um aumento de pressão dentro do leito vascular (capilares sanguíneos) ou vasodilatação significativa.


A classificação das hemorragias na superfície dos órgãos pode ser relacionada ao tamanho, como vemos a seguir:

Petéquias: hemorragias puntiformes que podem estar relacionadas à vasodilatação dos capilares, a lesões de capilares sanguíneos ou endoteliais. Podem ter de 1 mm a 2 mm.
Equimoses: hemorragias significativamente maiores que as petequiais. Os vasos sanguíneos envolvidos são de maior calibre. Podem ter de 1 mm a 3 mm.
Sufusões: hemorragias cutâneas de aspecto pincelado (manchas), possivelmente decorrentes de traumas.


Quanto à localização, as hemorragias podem ser classificadas como:

Hemotórax: ocorre na cavidade torácica, no espaço pleural. Estão associadas a traumas, tumores, rupturas de ramos da aorta ou da veia cava.
Hemoperitônio: ocorre na cavidade abdominal, devido a trauma, ruptura de bolsa intestinal, corpo estranho ingerido ou torções de alças intestinais.
Hematoma: ocorre na pele, principalmente na derme.
Hemopericárdio: ocorre dentro do saco pericárdico, por ruptura de base da aorta em equinos, ruptura atrial em cães, infiltração de hemangiomas e hemangiossarcomas.
Epistaxe/rinorreia: saída de sangue da cavidade nasal, em que na Epistaxe o sangue, não necessariamente, é originado da cavidade nasal e na Rinorreia a hemorragia ocorre pelo nariz.
Melena/enterorragia: a Melena é a presença de sangue digerido nas fezes, surgido do esôfago, estômago ou intestino delgado e a Enterorragia é a hemorragia no intestino grosso, com sangue em coloração normal, tendendo ao avermelhado.
Hematêmese: vômito com presença de sangue.
Gastrorragia: ocorre no estômago.
Hematúria: presença de sangue na urina.
Hemoptise: tosse com sangue.
Hemartrose: ocorre dentro das articulações, decorrentes de trauma, sepse ou distúrbios da cascata de coagulação.
Diáteses hemorrágicas: ocorre na maioria dos orifícios corporais, sendo considerada grave. Em alguns casos, ocorre devido a envenenamento por substâncias tóxicas, cobras ou por choque séptico grave.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Patologia Geral - Histopatologia do VET Profissional, com o Prof. Dr. João Paulo Machado, Doutor em Medicina Veterinária – Patologia Animal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.