Hérnia umbilical em potros? Conheça a Herniorrafia!

O procedimento de herniorrafia em potros é realizado sempre que o animal jovem ou recém-nascido apresenta a patologia de hérnia umbilical

Hérnia umbilical em potros? Conheça a Herniorrafia!   Artigos VetProfissional

 

O procedimento de herniorrafia em potros é realizado sempre que o animal jovem ou recém-nascido apresenta a patologia de hérnia umbilical. Esta, por sua vez, ocorre devido a ausência de fechamento adequado da musculatura abdominal ventral.

Essa má formação propicia o desenvolvimento de um ponto anatomicamente frágil no corpo do potro, permitindo a passagem do conteúdo oriundo da cavidade abdominal para o espaço subcutâneo. Partindo-se daí, ou seja, do diagnóstico médico, o veterinário indicará o procedimento cirúrgico chamado herniorrafia.

Antes da realização do procedimento cirúrgico, porém, é necessário que o animal permaneça em jejum hídrico e alimentar de pelo menos 24 horas, já que o potro receberá, para tal, anestesia geral. Passada essa fase, o potro receberá medicação pré-anestésica por meio de sedativos e indução anestésica.

Os próximos passos serão:


- conter o animal em decúbito dorsal na mesa cirúrgica;
- manter a sedação sob o efeito da anestesia geral inalatória;
- proceder à tricotomia e antissepsia rigorosa da região cirúrgica;
- aplicar o bloqueio cirúrgico com lidocaína a 2%;
- preparar corretamente a mesa cirúrgica; e
- iniciar, enfim, a herniorrafia.

Aprenda mais sobre Herniorrafia em Potros no Curso Online Cirurgia em Grandes Animais, disponível no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações