Hiperadrenocorticismo Canino (HAC): conheça os efeitos do excesso de cortisol no organismo canino

Hiperadrenocorticismo Canino (HAC) ou Síndrome de Cushing é uma doença hormonal frequentemente diagnosticada em cães, decorrente do excesso de produção de cortisol pela glândula adrenal

Hiperadrenocorticismo Canino (HAC), também conhecido como Doença de Addison ou Síndrome de Cushing, é uma síndrome clínica decorrente do excesso de produção de cortisol no organismo animal.

Cães com hiperadrenocorticismo possuem o abdômen abaulado devido à fraqueza dos músculos abdominais que deixam de sustentar as vísceras corretamente”, explica Gustavo Cobucci, médico veterinário e professor do VET Profissional, que é Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos. Esse é um dos principais sinais clínicos de animais acometidos pelos efeitos do excesso de cortisol no organismo.

O hiperadrenocorticismo pode ocorrer em qualquer raça canina, entretanto, Poodles, Dachshunds e Terriers apresentam maior risco de desenvolver a enfermidade na forma hipófise dependente.

Normalmente, a doença atinge animais de meia idade a idosos, com média de entre 7 a 9 anos de idade. Já em sua forma adrenal dependente, o hiperadrenocorticismo atinge cães com idade média entre 11 a 12 anos.

Efeitos do excesso de cortisol:

• Fraqueza e atrofia muscular, ambos causados pelo excesso de catabolismo proteico.
• Hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia causadas pela lipólise e liberação de ácidos graxos livres e glicerol em excesso no sangue.
• Aumento na produção de enzimas hepáticas que aparecem induzidas devido ao excesso à gliconeogênese hepática.
• Hiperglicemia e hiperinsulinemia causadas pelo excesso de produção de insulina pelo pâncreas em decorrência da redução na taxa de glicose das células em geral. O animal pode desenvolver Diabetes mellitus.
• Doença renal crônica e desidratação causadas pelo aumento da eliminação de urina – poliúria – resultante da crescente taxa de filtração glomerular e interferência com ADH. A poliúria predispõe o animal à desidratação causando polidipsia compensatória para evitar a desidratação.
• Leucocitose causada por neutrofilia, linfopenia e eosinopenia.
• Imunossupressão e predisposição a infecções secundárias.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Clínica Médica de Cães e Gatos do VET Profissional, com o Prof. M.e Gustavo Carvalho Cobucci, Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos pela Universidade Federal de Viçosa e com o Prof. Dr. Rodrigo Horta, Mestre pela UFMG em Avaliação da Nocicepção, complicações pós-operatórias e impacto na qualidade de vida em técnicas de mastectomia na espécie canina. Doutorado sanduíche pela UFMG e na University of Cambridge, Inglaterra, em Propostas terapêuticas para o mastocitoma canino. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!