Hipófise: vamos recordar a constituição dessa glândula endócrina?

Glândula endócrina localizada na parte inferior do cérebro, a hipófise contribui para o bom funcionamento do metabolismo e produção de hormônios, além de ser responsável pelo controle de outras glândulas

Hipófise: vamos recordar a constituição dessa glândula endócrina?

Órgão pequeno, ligado ao hipotálamo e localizado na base do cérebro, a hipófise é considerada a glândula mestra do organismo, por ser responsável pela produção de hormônios que regulam o funcionamento de outras glândulas endócrinas.


Mas afinal, o que são glândulas endócrinas?

As glândulas endócrinas são glândulas desprovidas de ductos, cuja secreção é lançada na corrente sanguínea, atuando em órgãos-alvo ou em células em geral”, explica Rosyane Souza, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Mestra em Medicina Veterinária.


A hipófise é formada por duas glândulas:

Adeno-hipófise: porção glandular que produz a maior quantidade de hormônios importantes. É formada por três partes:

1. Parte Distal – cordões de células epiteliais entremeadas por capilares e parênquima: células cromófobas e células cromófilas.
2. Parte Intermédia – não possui uma função bem clara do ponto de vista da fisiologia, fica dorsal ou fenda hipofisária.
3. Parte Tuberal – possui um formato de funil e cerca o infundíbulo da neurohipófise.


Neuro-hipófise: porção nervosa da hipófise, não produz hormônios, mas armazena muitas secreções vindas do hipotálamo.

É formada por duas partes:

1. Parte Nervosa – não contém células secretoras, possui muitos axônios não mielinizados de neurônios secretores do hipotálamo.
2. Infundíbulo – liga o hipotálamo na parte nervosa.

Lâminas histológicas da hipófise: (A) Adeno-hipófise      Lâminas histológicas da hipófise: (B) Neuro-hipófise – parte nervosa.

Figura – Lâminas histológicas da hipófise: (A) Adeno-hipófise; (B) Neuro-hipófise – parte nervosa.


Estruturas observadas:

• Presença da fenda hipofisária.
Parte distal da adeno-hipófise: área de produção e hormônios; população de células cromófobas, cromófilas (com mais citoplasma), acidófilas (predominantes) e basófilas.
Parte intermédia da adeno-hipófise: composta por uma faixa delgada e estreita.
Parte nervosa da neuro-hipófise: ausência de células secretoras; presença de pituícitos (predominantes), axônios não mielinizados e corpos de Hering.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Histologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª M.ª Rosyane Souza, Mestra em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.