Histologia: qual a importância dessa disciplina para a Medicina Veterinária?

Para o Médico Veterinário, conhecer as principais características dos diferentes tecidos anatômicos é de grande valia na montagem de diagnósticos

Histologia: qual a importância dessa disciplina para a Medicina Veterinária?

Uma das competências do médico veterinário é dar diagnósticos, procedimento que nem sempre envolve lesões e doenças. “Após uma análise, identificar que no órgão ou tecido não há alterações microscópicas também é uma forma de diagnosticar um paciente e é a histologia que fornece conhecimento para que o profissional consiga fazer esse tipo de verificação”, explica Rosyane Souza Cruzeiro, professora do VET Profissional.

Etimologicamente, histologia é uma palavra de origem grega na qual histo– significa tecido e –logia significa estudo. Assim, quer dizer estudo dos tecidos.

A histologia estuda os tecidos que compõem os diferentes órgãos do corpo, sendo intimamente ligada com a citologia, que é o estudo das células. É considerada uma disciplina básica comum a todas as áreas biológicas e da saúde, uma vez que os conhecimentos sobre os tecidos são de interesse para a medicina humana e veterinária.

A Histologia tem grande importância no dia a dia da profissão veterinária. É ela que permite identificar, caracterizar, analisar e descrever as estruturas dos diversos tecidos e órgãos que compões o organismo animal, sendo também uma forma de diagnóstico.

Ela também se faz presente no trabalho com inspeções, dos médicos-cirurgiões, dos que trabalham com melhoria genética e controle de produção etc.


Aprenda mais sobre o assunto na disciplina – Histologia Veterinária - disponível na Área VET Profissional, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

 

Receba Mais Informações