Icterícia em animais domésticos: reveja quais são os tipos existentes dessa disfunção hepática

A icterícia se caracteriza pela cor amarela da pele e dos olhos, sendo um indicativo de que o fígado não está funcionando bem, que a bilirrubina não está sendo excretada de forma correta

Icterícia em animais domésticos: reveja quais são os tipos existentes dessa disfunção hepática

A deposição de bilirrubina em tecidos ricos em elastina ocasiona na coloração amarelada da pele e dos olhos do animal. Esse processo recebe o nome de icterícia e ocorre devido a alterações no metabolismo e, ou excreção da bilirrubina.

As bilirrubinas são formadas a partir do metabolismo da hemoglobina e provenientes de hemácias senescentes, podendo ser livres (indiretas) ou conjugadas (diretas). “O seu aumento causa a icterícia (pré, intra ou extra hepática) e seu aumento é chamado de HIPERBILIRRUBINEMIA”, explica Waleska de Melo Ferreira Dantas, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária e Doutora em Patologia Clínica Animal.

Para compreender como ocorre o aumento da bilirrubina é necessário recordarmos o metabolismo normal da bilirrubina no organismo. Para isso, vamos dividir esse metabolismo em cinco fases:

1ª fase: quando as hemácias são destruídas no baço, é liberado o pigmento Heme + Globina. Desse pigmento é formada a bilirrubina não conjugada ou indireta.
2ª fase: a bilirrubina não conjugada é complexada com a albumina e levada até o fígado pelo sistema porta.
3ª fase: ao chegar ao fígado, a bilirrubina não conjugada entra no
hepatócito (célula do fígado) e sofre conjugação por meio da ação do ácido glicurônico tornando-se bilirrubina conjugada.
4ª fase: após formada, a bilirrubina conjugada é levada para a vesícula biliar de animais que possuem esse órgão ou colocada junto à bile em animais que não possuem vesícula.
5ª fase: em seguida, a bilirrubina conjugada é excretada continuamente no intestino dos animais.


Há três classificações para o aumento ou alteração do metabolismo normal da bilirrubina no organismo:

Icterícia pré-hepática - ocorre com o aumento da lise de hemácias que causam o aumento de bilirrubina não conjugada. Esse não é um problema que ocorre propriamente no fígado, posto que a formação das hemácias ocorre no baço. Desse modo, icterícias pré-hepáticas caracterizam-se por desenvolver um quadro clínico de anemias hemolíticas.
Icterícia hepática - ocorre quando há acúmulo de bilirrubina não conjugada na corrente sanguínea. Quando os hepatócitos encontram-se lesados, não conseguem fazer a conjugação da bilirrubina no fígado por meio da ação do ácido glicurônico devido à lesão. Desse modo, a bilirrubina não conjugada não chega a transformar-se em bilirrubina conjugada. Icterícias pré-hepáticas caracterizam o quadro clínico de diversas hepatopatias, ou seja, doenças que apontam falha no metabolismo das células hepáticas, entre elas: problemas infecciosos, neoplasias, cirroses.
Icterícia pós-hepática - ocorre quando há acúmulo da bilirrubina conjugada na vesícula biliar. Em casos de inflamação, a vesícula biliar forma cálculos que causam a diminuição e até mesmo obstrução do fluxo biliar, além de acúmulo e impedimento do percurso da bilirrubina conjugada até o intestino. Desse modo, há acúmulo de bilirrubina no tecido da vesícula caracterizando a icterícia pós-hepática que apresenta quadros clínicos de obstrução biliar extra-hepática e inflamações nos canalículos biliares.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Patologia Clínica Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.